Você sabia que seu animal de estimação também pode ter problemas na boca? Muitos não sabem, mas a saúde bucal dos animais é uma preocupação que pode ter sinais muito sutis se não observada.
As complicações decorrentes nessa região são chamadas de periodontite, que afetam principalmente as gengivas do animal, podendo interferir até mesmo na sustentação dos dentes.
A realidade é que todas as doenças envolvendo a periodontite são causadas por um único fator em comum: a falta da higiene bucal do seu pet. Pois é, os animais também precisam de escovação e atenção a essa região, que pode ser fatal se não tratada.
É uma condição progressiva que não se cura sozinha, podendo agir por períodos, como o próprio nome denota. A falta de higiene cria uma película de bactérias nocivas e restos de alimento não digeridos, que se juntam em uma barreira incolor.
Você deve estar atento ao sinais que seu pet te dá. (Reprodução/Freepik).
Os sintomas costumam ser sutis, mas possuem um padrão: se seu pet não está se alimentando direito e está apresentando mudanças comportamentais causadas pelo estresse que a falta de nutrientes causa, procure um veterinário especializado em odontologia.
Na maioria das vezes você deve estar atento ao comportamento do animal de estimação para identificar possíveis desconfortos e doenças.
O maior perigo da negligência do tutor para o pet nessa situação é que a falta de tratamento pode acabar sendo fatal para seu animalzinho, que pode sofrer com um agravamento exponencial em sua dor.
A consequência mais branda dessa falta de tato é a queda dos dentes do animal, dificultando ainda mais a alimentação dele. Porém, afinal, o diagnóstico tardio pode ser ainda mais terrível: a periodontite tem a possibilidade de afetar os processos inflamatórios do corpo, viajando até mesmo pelo sangue em caso de ferida eventual na boca. As consequências podem chegar em órgãos vitais como o fígado, os rins e o coração, além de evolução para o sistema respiratório e as articulações, culminando no pior para o pet, sendo esse a morte.
Foto destaque: cachorro e a saúde bucal. Reprodução/Freepik.