Os donos de cachorros enfrentam uma dificuldade quando precisam sair de casa, pois o pet que fica sozinho sofre com essa separação momentânea. Infelizmente em algum momento, o tutor do animal terá que passar por uma situação de deixar seu pet em casa sem companhia, e para que isso ocorra sem causar dano para o animal que pode viver a sofrer ansiedade de separação, conseguimos algumas dicas que te auxiliarão a entreter e distrair o animalzinho durante sua ausência.
Os cães são seres muitos sociáveis, que vivem na natureza em matilha e possuem o costume de sempre estarem ligados ao seu dono. Durante a ausência de seu tutor, os cachorros sofrem danos, tendo reações como choro, ficar triste e deprimido, estresse, tentativa de fuga e vir a ter ansiedade de separação. Para evitar esses sintomas, confira as instruções para seu pet quando você se ausentar.
Alimentação do pet
O fator primordial é você conferir se está deixando ração e água suficiente para o tempo que permanecerá fora durante seu turno de trabalho, por exemplo. Ele precisa se manter alimentado, e se seu cão possuir tendência a ficar mais nervoso em sua saída, alimente ele preferencialmente uma hora antes para evitar que ele ataque o alimento como válvula de escape quando você sair.
Objetos que podem ferir
Ao sair, certifique-se que o ambiente que o cachorro irá ficar não possui objetos que ele pode vir a se machucar. Confira se há alguma mobília, ou ferramenta ou algo que ele possa mastigar, ainda mais em casos de cães filhotes que podem ser mais curiosos e ansiosos.
Labrador com seu brinquedo (Foto:reprodução/Instagram)
Exercícios e brincadeiras
Antes de se ausentar, brinque com seu pet ou leve ele para algum passeio para ele reduzir o estresse. Manter ele exercitado fará bem fisicamente para ele e deixará ele menos ansioso em sua saída. Estimular a atividade física, levar ao parque, promover brincadeiras, tudo isso irá contribuir para seu bem-estar.
Petiscos e brinquedos
Dê ao seu cão petiscos antes de sair e ao retornar, de forma que ele associe sua saída breve com algo positivo. Deixe uma quantidade pequena de petiscos para ele degustar em sua ausência. Também se lembre de deixar seus brinquedos favoritos à disposição do cão para ele se distrair e brincar. Caixas de papelão também são uma boa opção de distração e entretenimento para o cachorro.
Foto destaque: Grupo de cães. Foto: reprodução/Instagram