Tomar remédio é algo indesejado até mesmo para nós, seres humanos, imagine, então, para os pets! Se você já tentou dar remédio a um animalzinho, sabe que pode ser uma tarefa complicada e angustiante. Felizmente, isso não precisa ser assim. Confira agora algumas dicas de especialistas para reduzir o estresse na hora de administrar remédio líquido para os pets.
Mantenha a calma
Se você estiver ansioso ou estressado, pode agir de forma mais bruta com o animal, e, com isso, pode até mesmo ferí-lo. Além disso, cães conseguem sentir o cheiro da adrenalina, que indica que algo está errado. O animalzinho vai ficar na defensiva e vai ser mais difícil contê-lo para oferecer o remédio.
Disfarce o remédio
Lambuzar um petisco com o remédio ou misturá-lo à comida pastosa pode ser uma boa opção. O cão pode pensar que é só uma guloseima e nem perceber que está ingerindo o remédio.
Porém, esse caminho nem sempre é válido. Alguns medicamentos são muito amargos ou azedos – como é o caso da dipirona – e o pet pode associar o petisco com o sabor do remédio e parar de consumi-lo. De qualquer forma, consulte o veterinário antes de tentar essa técnica, para saber se não está comprometendo a eficácia do remédio ao misturá-lo com a comida.
Confira uma dica de como disfarçar o rémedio para dar ao seu pet. (Vídeo: Reprodução/YouTube)
Use uma seringa
Uma boa dica é apostar em uma seringa para dar o remédio. Opte por uma seringa não muito grande, para não machucar o pet, nem muito pequena, para não prolongar ainda mais o processo.
Posicione a seringa na lateral da boca, bem no fundo, onde há uma pequena abertura. Desta forma, o medicamento não entrará em contato com a maior parte da língua do seu animalzinho e, o incômodo não será tão grande se o gosto for ruim. Libere o líquido numa velocidade média, para evitar que ele engasgue.
Consulte o veterinário
O profissional que prescreveu o remédio sabe se ele pode ser diluído ou misturado à comida, se pode ser oferecido com outro medicamento na mesma seringa, para diminuir as manipulações, e dar orientações sobre o que fazer caso o pet vomite ou cuspa o remédio. Além disso, o médico veterinário pode indicar técnicas para oferecer o medicamento, ou até mesmo, sugerir outros formatos mais agradáveis ao bichinho, como géis, pastinhas ou cremes.
Foto destaque: Saiba como dar remédios para os pets de forma menos estressante. Reprodução/Unsplash.