Seu pet é muito hiperativo, mesmo sendo extremamente dócil? Apesar de ser um empecilho comum, não quer dizer que não existam maneirismos que podem te ajudar a controlar seu pet em casa.
Muitas vezes, mesmo que seu cãozinho seja adestrado, alguns indícios de hiperatividade ainda podem acabar ficando enraizados no animal por conta da rotina do dia a dia que influencia no humor do pet também.
Por isso, separamos aqui duas dicas bem simples para você aplicar com o seu cachorro, auxiliando no conforto e calma dele:
Treinar ao seu cachorro como interpretar um ‘não’
Nesse exercício você vai precisar fazer o uso da guia para ensinar a calma e a paciência. Não basta apenas dizer ‘não’ caso seu pet esteja muito agitado; você precisa estimular ele positivamente a entender o comando.
Petiscos também são importantes para efetivação dessa dica. Afinal, a melhor estimulação é quando o cachorro recebe uma recompensa pelo bom trabalho.
Coloque a guia em seu cãozinho e, primeiramente, ofereça um petisco para que ele entenda logo de cara que a guia é sinônimo de recompensa. Deixe que a coleira permaneça com ele. Quando o cachorro começar a se agitar novamente, frise o ‘não’ ao seu comportamento e não ofereça mais petiscos; só o recompense caso ele perca o interesse e se acalme consideravelmente. Em situação de afobamento, a guia também servirá para controlar o cãozinho e evitar que ele coma o petisco sem a reação correta.
Faça esse exercício quantas vezes forem necessárias, até mesmo quando ele já tiver entendido o comando.
Cão com uma bolinha. (Foto. Reprodução/Adobe Stock)
Energia e o direcionamento correto
Outro comportamento normal da hiperatividade do cão é a afobação por atividades que não requerem a perda da calma do pet.
Muitas vezes, com a hiperatividade alta, o pet pode tentar chamar a nossa atenção através de mordidas nas mãos. É por isso que atribuímos uma importância tão grande ao direcionamento correto da energia do cachorro.
A resposta para esse exercício são petiscos e brinquedos. Quando essa situação ocorrer, utilize brinquedos que despertem o instinto do cão a explorar para encontrar a comida (no caso, o petisco).
É um ótimo redirecionamento da agitação do cachorro, estimulando sua busca e curiosidade. Além disso, passeios e idas ao parque também são ótimos aliados a essa dica.
Foto destaque: Cão correndo em um gramado verde. (Foto. Reprodução/ Honey Petshop)