Saiba quais cuidados é preciso ter ao adotar um animal

Babi Gomes Por Babi Gomes
3 min de leitura

Adotar um amigo de quatro patas é um ato de amor que deve ser incentivado por todo o mundo. Mas é importante lembrar que a adoção de animais requer grande responsabilidade, já que o pet pode precisar de cuidados constantes e, em alguns casos, a adaptação leva mais tempo do que se imagina.  

Acabou de adotar um pet e está com dúvidas sobre os cuidados que precisa ter com o novo animal? Confira agora algumas dicas essenciais para ajudar o bichinho no processo de adaptação. 

Prepare o ambiente

O primeiro grande passo é separar um espaço em que os pets se sintam confortáveis e aprendam coisas novas, como, por exemplo, o lugar certo para fazer suas necessidades e o que podem e não podem fazer. 

Para evitar acidentes, organize o ambiente para manter seu pet longe de fios elétricos, janelas, plantas e produtos de limpeza. Além disso, deixe o local do xixi bem longe da ração e espalhe brinquedinhos pelo espaço, para manter seu animal entretido. À medida que o bichinho for crescendo e se educando, permita que ele acesse outros ambientes da casa.

Alimentação

Defina horários para alimentar seu novo cão ou gato, a quantidade pode variar de acordo com o peso e a idade. No caso de gatinhos com paladar exigente, a dica é oferecer comida fresca ao menos três vezes ao dia. 


Confira 5 dicas para alimentar seu pet corretamente. (Vídeo: Reprodução/Cão em Foco Educação Canina – YouTube)


Vacinas e proteção contra parasitas

A vacinação é primordial para prevenir doenças como raiva, cinomose, leptospirose e doenças respiratórias. As duas vacinas mais importantes e obrigatórias são a polivalente e a antirrábica. 

Além disso, é muito importante fazer a vermifugação do animal, caso a organização em que o adotou não o tenha feito. Não deixe de consultar um veterinário para receber todas as orientações necessárias. 

Castração

Castrar seu novo bichinho é muito importante, já que previne doenças, diminui o risco de câncer e tumores mamários ou de próstata, evita a superpopulação e influencia diretamente no comportamento do pet.

Além disso tudo, não se esqueça de cuidados básicos que devem ser incluídos na rotina do animal, como limpar as necessidades regularmente, levar o pet para passear, brincar com ele e alimentá-lo diariamente, de acordo com as orientações de um médico veterinário. Assim, o bichinho terá tudo o que ele precisa para crescer feliz e saudável em seu novo lar.

Foto destaque: Confira que cuidados é preciso ter com os pets após a adoção. Reprodução/Le Pets.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile