Veja dicas para adaptar o pet em uma nova casa

Rayssa Tarouco Por Rayssa Tarouco
4 min de leitura

Os pets se tornaram parte da família, sendo considerado por muitos um filho e um membro familiar. E assim como os humanos, para os pets, uma mudança de lar pode ser estressante, no caso dos nossos amigos de quatro patas uma nova casa pode representar perigo e eles podem entrar em estado de alerta.

“Um pouco de ansiedade, para nós e para os bichos, faz parte e é normal. Mas quando causamos estresse demais, não é saudável para eles. É isso que temos que tentar evitar na mudança”, explica Alexandri Rossi, especialista em comportamento animal, durante uma entrevista. Por isso separamos algumas dicas de como proceder netes casos, com estratégias para implemetar antes e depois da mudança para uma nova casa.

Antes da mudança

Os tutores precisam avaliar em qual ambiente da casa nova ou na que está tendo os pertences retirados há menos barulho e movimetação. No caso das duas casas estarem bagunçadas, o ideal é mantê-lo no endereço antigo até o término da mudança. Outra opção são creches, desde que o pet já conheça o local.


Imagem de um cão (Foto: Reprodução/Twitter)


Na casa nova

Para os gatos, um fator de estresse é estar longe do ambiente em que domina, por este motivo, é recomendado que você separe um cômodo da casa para deixar com as coisas e cheiros dele, como caminha, brinquedo e potes de água e comida. O tutor também pode espalhar seu cheiro no ambiente, passando a mão pelos objetos da casa, por exemplo.

Outro ponto importante é não deixar que pessoas estranhas ou outros animais entrem no lar antes da adaptação. Quando o felino demonstrar comportamentos habituais, como beber água e dormir, por exemplo, ele poderá explorar os demais ambientes da casa, sempre com cuidado.


Imagem de um gato (Foto: Reprodução/Twitter)


Já no caso dos cães, por serem animais mais ligados aos donos, o ideal é que eles fiquem próximos de seus tutores para se ambientar em uma nova casa. Caso o pet não seja habituado a dormir junto aos donos, é importante que nos primeiros dias ele seja colocado no mesmo cômodo. Outra recomendação é que ele seja colocado em um ambiente que tenha o cheiro dos donos.

Período de adaptação

Os cães levam em média de 3 a 4 dias para se adaptar ao novo lar, caso estejam junto de seus donos, já os gatos, levam cerca de 10 dia. Caso eles não estejam se adaptando eles demostram sinais, e é de extrema importância ficar atento a eles, como parar de comer e não querer brincar.

O mais importante é fazer com que a mudança seja o menos extressante possível para os pets e ficar atento aos comportamentos diferentes que eles possam demonstrar.

Foto Destaque: Imagem de um cão e um gato. Reprodução/Twitter

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile