INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Music

Spotify vai sair do Uruguai em 2024

Spotify vai sair do Uruguai em 2024

Um projeto de lei uruguaio determina que as empresas de streaming paguem artistas de maneira ‘justa e equitativa’. Pela insustentabilidade financeira gerada por essa nova determinação. Segundo o portal Billboard, o Spotify, deixará de atuar no país a partir de 1º de janeiro do ano que vem, e finalizará totalmente seus serviços já em fevereiro.

Royalties adicionais

O PL, chamado Rendición de Cuentas, é referente aos direitos autorais de música no Uruguai, e ainda diz que os artistas devem receber uma compensação financeira caso suas obras sejam reproduzidas em redes sociais, como o Instagram e o Tik Tok. 

Enquanto a Sociedade Uruguaia de Intérpretes (SUDEI) defende uma remuneração mais adequada aos músicos, enxergando-os como a parte mais vulnerável dessa indústria, a plataforma questiona se esses pagamentos adicionais não deveriam vir dos detentores dos direitos autorais das canções.

Segundo comunicado da empresa, já existe o pagamento de 70% de cada dólar gerado com música às gravadoras e editoras, que são os representantes e remuneradores de artistas e compositores. Portanto, qualquer custo a mais tornaria o negócio insustentável.


Presidente do Uruguai, Lacalle PouPresidente do Uruguai, Lacalle Pou. (Foto: reprodução/Prensa Latina)


Regulamento e aprovação parlamentar 

Apesar do presidente Luis Lacalle Pou não ter assinado o regulamento, a aprovação parlamentar já foi o suficiente para a multinacional sueca decidir pela sua retirada, em 2024. O Spotify ainda se defende, mostrando como possibilitou um crescimento, em 2022, de 20% da indústria musical uruguaia e uma receita de US$40 bilhões ao país.

Lamentando a decisão, eles entendem que teriam que pagar em dobro pela mesma obra, algo inviável. O Uruguai, em 2022, foi o 53º maior mercado de música gravada no mundo, com receitas de US$13,2 milhões. O streaming representou 64,4% desse faturamento, de acordo com dados da IFPI.

Confirmando a saída da plataforma, o Uruguai se juntará a Rússia, Coreia do Norte, Cuba, Irã, Síria e China na lista das nações em que não é possível acessar o Spotify. De acordo com fontes da empresa, quando um usuário tenta abrir o aplicativo nesses países, recebe um alerta de que o conteúdo não está disponível naquela área.

Foto Destaque: empresa sueca Spotify. (Reprodução/TudoCelular)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...