Anitta e Alok lançam “Looking For Love” com crítica à obsessão por números na música

Nova colaboração critica a busca incessante por streams e exalta a liberdade artística nas músicas

Joshua Diniz Por Joshua Diniz
5 min de leitura

O aguardado feat entre Anitta e Alok, “Looking For Love”, foi lançado na noite desta quinta-feira (14), depois de sete anos engavetada, marcando um novo capítulo na carreira dos dois artistas brasileiros de maior renome internacional atualmente. A música, disponível em todas as plataformas digitais, chega acompanhada de um videoclipe que critica a obsessão por números e pelo sucesso nas redes sociais e no streaming.

Com uma mistura de pop e música eletrônica vindo dos dois artistas, o single promete ser mais um hit para a dupla e um dos grandes sucessos do ano.

Uma crítica ao mundo musical atual

Para promover o lançamento, a dupla apostou em uma estratégia inusitada: movimentar as redes sociais simulando uma disputa por popularidade. A brincadeira, que rapidamente viralizou, aumentou a expectativa dos fãs e gerou especulações sobre a rivalidade entre os dois, que não passou de uma ação de marketing bem-humorada. “Foi muito fácil trabalhar com Anitta, a parte mais difícil foi bater as agendas”, disse Alok, explicando a longa espera pela parceria.

Já Anitta, em entrevista ao canal Bis no tapete vermelho do Latin GRAMMY 2024, falou sobre o conceito por trás de “Looking For Love”:

Hoje em dia as pessoas não estão mais olhando para a qualidade da música, e sim para os números que ela alcançou, para o marketing e quantas pessoas escutaram. Isso acaba tirando a coragem do artista de ser original, de arriscar. Acho que a intenção do clipe também é essa crítica, a gente ultrapassando um ao outro, e os fãs sempre ligados nisso.”

A música traz uma reflexão sobre a busca incessante por números e sucesso nas redes sociais, mostrando uma crítica ao impacto do marketing e das métricas na indústria musical atual. O videoclipe traduz esse conceito, mostrando uma competição fictícia entre Anitta e Alok para conquistar mais visualizações e engajamento.


Veja os bastidores do clipe em trechos divulgados pelos cantores (Foto: reprodução/Instagram/@alok)


Anitta em alta e parcerias internacionais

Durante o Latin GRAMMY 2024, realizado na última quinta-feira (14), a cantora também protagonizou um dos momentos mais marcantes da noite. A cantora foi convidada pelo Grammy para homenagear Sérgio Mendes, uma lenda da música brasileira. No palco, ela apresentou uma emocionante versão acústica de “Mas Que Nada” de Sérgio Mendes, acompanhada pelo violão de Tiago Iorc. Além disso, Anitta também interpretou “Mil Veces”, sua música indicada à categoria de Gravação do Ano.

Sobre a performance especial, Anitta compartilhou:

Foi, na verdade, um convite do Grammy para homenagear o Sérgio Mendes. E me pediram para também cantar ‘Mil Veces’, que é a minha música nomeada, né? Então eu chamei o Tiago Iorc para tocar porque no ano passado a gente fez uma homenagem à Laura Bauzin. Todo mundo falou super bem. A gente até lançou a música no álbum do Tiago. E a gente vai fazer uma versão acústica para a galera curtir esse momento de só mais violão. Então vai ser bem bonito.”


Apresentação de Anitta no Grammy Latino, ao lado de Tiago Iorc (Vídeo: reprodução/Youtube/Anitta Curitiba)

Além de suas apresentações, Anitta comemorou o crescente espaço da música brasileira no Grammy Latino:

Já fui indicada tantas vezes, tanto no Latino quanto no internacional, e eu nunca fico com esse pensamento de se eu vou ganhar ou não. Estar presente é uma resposta de que as pessoas seguem olhando para o meu trabalho. Este ano foi o que teve mais presença brasileira, e eu fico muito feliz de ver como isso mudou ao longo dos anos.”

Anitta, além de “Looking For Love” teve diversas parcerias musicais recentes com artistas internacionais como Shakira e The Weeknd, mostrando como ela está crescendo. No Brasil, a cantora concorre em cinco categorias do Prêmio Multishow 2024, incluindo Álbum do Ano e Artista do Ano.

Seguir
Redator das editorias de Cinema/TV, Música, Celebridades e Tech, um fã apaixonado de cultura pop e estudante de comunicação social na UNISUAM. (Email: [email protected])