A Billboard causou revolta entre os fãs de Taylor Swift nesta semana ao publicar um vídeo celebrando a cantora como a segunda maior estrela pop do século 21. No entanto, um detalhe problemático chamou a atenção dos fãs mais cuidadosos — o material incluía um trecho do clipe “Famous”, de Kanye West, que mostrava uma estátua de cera de Taylor nua. A repercussão foi tão negativa que a revista precisou pedir desculpas publicamente e substituir o conteúdo.
Polêmica entre os fãs de Taylor Swift e a Billboard
No vídeo, a Billboard exaltava a trajetória de Taylor Swift e dava destaque para as suas conquistas, como o fato de ser a única artista a vencer quatro vezes o Grammy de Álbum do Ano e ocupar posições históricas na Billboard Hot 100 e na Billboard 200. Mas o fato deles terem usado imagens do polêmico clipe de Kanye West virou o centro das atenções.
A música “Famous” de Kanye West foi lançada em 2016 e colocou Taylor Swift envolvida em uma das maiores polêmicas de sua carreira. Além de chamá-la de “vadia” na letra, Kanye criou um clipe onde exibia figuras de cera de celebridades nuas, incluindo Taylor. Então a adição desse trecho em um vídeo que deveria homenagear a cantora gerou indignação nas redes sociais, com hashtags como #BillboardIsOverParty e #BillboardApologizeToTaylor dominando os assuntos mais comentados.
Diante da repercussão, a Billboard apagou o vídeo original e publicou um pedido de desculpas: “Lamentamos profundamente a Taylor Swift e a todos os nossos leitores e espectadores que, em um vídeo celebrando suas conquistas, incluímos um clipe que a retratava falsamente. Removemos o clipe de nosso vídeo e lamentamos sinceramente o dano que causamos com esse erro”.
A nova publicação da Billboard se retratando pela publicação anterior (Reprodução/Instagram/@billboard)
A longa história de desavenças entre Taylor e Kanye
As tensões entre Kanye West e Taylor Swift começaram em 2009, no MTV Video Music Awards. Naquele momento, Taylor recebia o prêmio de Melhor Clipe Feminino por “You Belong With Me” quando Kanye subiu ao palco para interromper seu discurso e disse que Beyoncé merecia ganhar o troféu. O momento se tornou um marco cultural na indústria da música e deu início a uma relação marcada por polêmicas.
Em 2016, Kanye lançou “Famous”, onde declarou na música: “Acho que eu e a Taylor devemos fazer sexo. Por quê? Eu fiz aquela vadia famosa”. No clipe, ele incluiu estátuas de cera de celebridades, como Taylor, Rihanna, Donald Trump e sua então esposa na época, Kim Kardashian, todas nuas em uma cama.
Taylor repudiou a música e o clipe, dizendo que não havia aprovado o conteúdo. Em resposta, Kim divulgou um vídeo de Kanye conversando com Taylor, aparentemente pedindo permissão para citar seu nome, o que complicou ainda mais a situação.
Desde então, a relação entre os dois artistas foi marcada por trocas de farpas públicas e o uso da imagem de Taylor no vídeo da Billboard apenas reacendeu essa polêmica.