A Billboard dos Estados Unidos divulgou, nesta quarta-feira (2), uma lista de artistas que ganharão uma estrela na conhecida Calçada da Fama, em Los Angeles. O brasileiro Paulinho da Costa, percussionista que já trabalhou ao lado de Michael Jackson e Madonna, é um dos nomes que receberá a homenagem em Hollywood.
A lista também conta com outras celebridades conhecidas globalmente, como Miley Cyrus, Demi Moore e Timothée Chalamet. O musicista brasileiro se juntará à única artista do Brasil a ter o nome eternizado na Calçada da Fama, Carmen Miranda.
A carreira de Paulinho da Costa
Nascido no Rio de Janeiro, em 1948, Paulinho da Costa começou a se apaixonar pela música ainda na infância, quando aprendeu a tocar pandeiro. Quando adolescente, fez parte da ala jovem da bateria da escola de samba Portela e começou a estudar diversos instrumentos de percussão.
Paulinho da Costa já realizou mais de 1.500 gravações (Foto: reprodução/Instagram/@papelpop)
No ano de 1972, Paulinho viajou a Los Angeles, onde vive há mais de 40 anos, a convite do pianista Sérgio Mendes. Foi em 1976 que o musicista realizou sua primeira gravação, com a música “Love Machine”, do grupo The Miracles. Na mesma época, o brasileiro conheceu Norman Granz, que o apadrinhou e o convenceu a ficar nos Estados Unidos.
Colaborações internacionais
O músico já se aventurou na produção de diversos estilos musicais, como o samba e a soul music, se tornando um dos artistas mais gravados de todos os tempos. Durante a carreira, Paulinho fez colaborações com gigantes da música nacional e internacional, como Elis Regina, Milton Nascimento, Michael Jackson, Elton John e Madonna.
No cinema, o percussionista trabalhou na faixa “(I’ve Had) The Time Of My Life”, que foi trilha sonora do filme “Dirty Dancing – Ritmo Quente”. Durante a sua trajetória, Paulinho da Costa acumulou mais de 1.500 gravações e marcou seu nome na história da música mundial, com anos de contribuição à arte.