INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Música

Simone recebe prêmio homenagem do Grammy Latino

Simone recebe prêmio homenagem do Grammy Latino

Na noite do último domingo (11), a cerimônia da 24ª edição do Latin Grammy Awards foi realizada em Sevilla, na Espanha. Na premiação, a cantora brasileira Simone Bittencourt de Oliveira, conhecida apenas como Simone como nome artístico, recebeu o Prêmio à Excelência Musical, equivalente ao prêmio Achievement of Lifetime da cerimônia do Grammy Awards original. Simone recebereu o prêmio em homenagem aos seus mais de 50 anos de carreira na indústria da música. 

 

As carreiras de Simone

Antes de se tornar cantora, Simone havia tentado a carreira como atleta após sair da Bahia na adolescência com sua família e ingressar em educação física na faculdade. Ao se formar, Simone ingressou na carreira como jogadora de basquete e chegou a ser convocada duas vezes para a Seleção Brasileira, mas foi cortada por lesão nas duas ocasiões. Quando foi selecionada para a Copa do Mundo feminina de basquete em 1971 e ficou no banco, decidiu abandonar o esporte.

Pouco depois, incentivada por seus amigos e familiares, tentou a carreira musical por ter praticado na infância. Sua professora de violão a convidou para um jantar na casa de Moacir Machado, gerente de marketing da gravadora Odeon, que a chamou para um teste na gravadora. Simone foi contratada por quatro anos para produzir um disco por ano. 


Simone recebe prêmio homenagem do Grammy Latino

Capa do primeiro disco de Simone, seu álbum homônimo (Foto: reprodução/ Spotify/ Simone)


A cantora lançou seu primeiro álbum, o homônimo “Simone” em 1973 e, antes de se tornar conhecida pelo público nacional, participou da turnê internacional “Panorama Brasileiro”, que passou pela Europa e Estados Unidos e foi organizada por Hermílio Bello, um de seus grandes apoiadores e produtor de seus dois próximos discos originados da turnê “Brasil Export 73” e “Festa Brasil”. Hermílio Bello ainda produziria “Quatro Paredes” (1974) e “Gotas D’Água” (1975), o último produzido também por Milton Nascimento.

A partir de sua primeira década na indústria, a carreira de Simone deslanchou, se tornando a recordista de vendas de discos entre cantoras femininas na década de 1980 e a primeira no país a lançar um disco de natal, o “25 de Dezembro” (1995). 

 

A homenagem


Simone recebe prêmio homenagem do Grammy Latino

Simone em apresentação no Cine-Teatro Central, espaço cultural da cidade de Juiz de Fora (Foto: reprodução/ Instagram/ @simoneoficial)


A entrega do Prêmio à Excelência Musical foi entregue a outros oito nomes além de Simone: Carmen Linares, Mijares, Arturo Sandoval, Soda Stereo, Ana Torroja, Alex Acuña, Gustavo Santaolalla e Wison Towers. A cantora baiana agradeceu o prêmio aos seu compositores, produtores e família, especialmente sua esposa, que a ajudaram a construir sua carreira de mais de 50 anos na música. “Meu amor à música nestes 50 anos foi tão grande que se converteu na minha própria existência“, discursou. O prêmio é concedido a artistas que contribuíram de forma excepcional para a música latino-americana com suas obras.  

 

Foto destaque: cantora Simone, que será homenageada na cerimônia do Latin Grammy Awards de 2023 (Reprodução/ Rodrigo Marques)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...