A trajetória de 13 anos de One Direction

Stephanie Barreto Por Stephanie Barreto
8 min de leitura

Há 13 anos, no programa “The X Factor” do Reino Unido, Simon Cowel, Louis Walsh e Nicole Scherzinger juntavam cinco garotos de diferentes cidades para formar uma das maiores boybands de todos os tempos. 

Harry Styles, Niall Horan, Liam Payne, Louis Tomlinson e Zayn Malik se destacaram como grupo durante o programa e fora dele. Juntos eles cativaram uma legião de fãs pelo mundo todo, legião essa que hoje esperam ansiosamente por uma reunião do grupo.

Trajetória no The X Factor

Cinco garotos que nunca haviam se conhecido antes se inscreveram para um dos maiores programas caça talentos do Reino Unido. Passando por audições individuais na qual se destacaram com seu carisma e suas vozes. 

Harry encantou os jurados com sua versão de “Isn’t She Lovely” de Stevie Wonder, já Louis chamou a atenção cantando “Hey There Delilah” da banda Plain White T’s. Niall passou graças a Katy Perry, jurada convidada, decidiu dar uma chance ao irlandês, dando a ele os dois votos que precisava para seguir na competição. Liam estava pela segunda vez passando pelo processo de audição e cantou um clássico do jazz, “Cry Me a River”. Já Zayn optou por um R&B e chamou atenção pelos seus vocais.

Um fato interessante sobre a audição do Zayn é que ele quase não participou do programa, pois dormiu e teve que ser acordado e forçado a ir às audições por sua mãe. Recentemente em entrevista, Zayn revelou outra curiosidade de sua audição – ele e Harry já se conheciam quando foram colocados juntos da banda, pois tinham passado por audições na mesma cidade.

Assim que colocados juntos, eles tiveram pouquíssimo tempo para se conhecer e achar uma harmonia entre si para performarem para Simon e provar que tinham o essencial para seguir na competição. Os cinco garotos cantaram “Torn” para o jurado que resolveu dar uma chance ao grupo.

Dali em diante eles passaram a se apresentar no programa semanalmente e chegaram até a final, ficando em terceiro lugar. Entretanto, perder no programa não parou o grupo, que ganhou popularidade e graças ao apoio do público conseguiram seguir juntos.

Carreira pós-programa

 

Após o sucesso com sua participação no programa, os meninos do One Direction se viram com a oportunidade de assinar um contrato com a produtora de Simon Cowel e gravar seu primeiro álbum “Up All Night”, no qual a faixa principal “What Makes You Beautiful” tomou conta das rádios de diversos países. 


Vídeo Clipe de What Makes You Beautiful do One Direction. (Vídeo: Reprodução/Youtube)


A banda teve a oportunidade de abrir os shows do The Big Time Rush nos Estados Unidos, provando que sua popularidade não se resumia ao Reino Unido. Após sair em turnê com a banda americana, o One Direction passou por sua própria turnê do seu primeiro álbum.

O álbum seguinte “Take Me Home” garantiu uma turnê maior ainda e nesse período foi gravado o primeiro documentário sobre a banda, “This Is Us” conta a história da banda desde início até a sua bem sucedida turnê em grandes arenas, que chegou até o Japão.

O álbum “Midnight Memories” teve grande destaque por suas músicas “Story Of My Life”, “You & I” e a faixa que leva o mesmo nome do álbum. A partir dali, a banda conquistou shows em grandes estádios e essa foi a primeira vez que eles vieram ao Brasil com dois shows esgotados no estádio do Morumbi. 

“Four”, um álbum cheio de grandes músicas da banda, recebeu apenas alguns shows com a presença dos cinco integrantes, já que em março de 2015, Zayn decidiu sair da banda e seguir sua vida e carreira de outras maneiras. Fato que chocou e partiu o coração de diversos fãs.

A “On The Road Tour” seguiu sem Zayn e enquanto viajavam por diversos países, Louis, Harry, Niall e Liam gravaram o álbum “Made In The A.M.” que foi a despedida da banda no final de 2015. Os quatro integrantes terminaram a turnê, apresentaram algumas músicas do álbum novo em programas de TV e no dia 13 de dezembro de 2015 fizeram sua última apresentação no palco da final do The X Factor.


Vídeo clipe de History com mémorias da carreira do One Direction. (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Carreiras solo

Atualmente os cinco dedicam seu tempo a suas carreiras solo e continuam mostrando seu talento e o motivo pelo qual se tornaram tão populares 13 anos atrás.

Harry Styles acabou sua turnê mundial “Love On Tour” ontem, que teve passagem pelo Brasil. O mais novo do One Direction também levou um dos principais prêmios do Grammy com seu álbum “Harry’s House”. Ele também tem atuado em diversas produções cinematográficas desde o fim da banda.

Niall Horan lançou seu terceiro álbum de estúdio em junho deste ano e já marcou uma turnê que irá passar por muitos países entre 2023 e 2024. O Brasil aguarda novidades sobre datas de shows do irlandês.

Louis Tomlinson lançou dois álbuns desde o fim do grupo e passou com sua turnê pelo Brasil, que precisou ser adiada devido a pandemia. Louis passou por momentos difíceis desde a última apresentação do One Direction, perdeu sua mãe e uma de suas irmãs mais novas, e mostrou todos esses momentos no documentário “All Of Those Voices” que foi exibido nos cinemas no início deste ano.

Liam Payne está com vinda marcada para o Brasil no festival de música “The Town” que acontece em setembro. Liam tem um EP e um álbum lançado e passou por uns momentos difíceis que levaram o cantor a passar um tempo na reabilitação, mas aparenta estar bem atualmente e pronto para voltar aos palcos.

Zayn Malik acabou de lançar uma nova música, “Love Like This”, a primeira em dois anos. Zayn tem uma lista de álbuns em sua carreira solo, mas apesar de sua popularidade nunca saiu em turnê ou se apresentou em muitos programas de TV devido a questões relacionadas ao seu emocinal. Porém, o cantor prometeu que está entrando em uma nova fase e prometeu se apresentar mais.

Enquanto os integrantes da One Direction continuam focados em suas carreiras solo, os fãs aguardam pacientemente por uma reunião com os cinco integrantes. 

Foto destaque: One Direction no programa The X Factor. (Reprodução/Twitter/@onedirection)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile