A rainha do pop não gostou nada do que ouviu e mandou um recado direto para o rapper Tory Lanes em seu Instagram alertando sobre o uso ilegal de trecho de uma de suas músicas.
Que a obra de Madona tem uma narrativa épica e inspira gerações não é nenhuma novidade. Mas a verdade é que existe uma diferença bem grande entre inspiração e o plágio, em alguns casos ele é gritante. E como todos também ja conhecem o temperamento de Madona, era de se esperar que ela não deixasse por menos usando o máximo da intolerância possível.
A cantora admitiu que observou o que ela mesma chamou de uma “imitação” em uma das músicas do cantor e rapper canadense Tory Lanes, a faixa musical é intitulada de “Pluto`s Last Comet”, que teve seu lançamento no dia 10 de dezembro.
Madona enquadra Tory Lanez na chincha em pleno instagram. (Foto: Reprodução/DayliMai).
Madona o acusa de plagiar a música “Into the Groove”, de 1985. Madonna foi direto no perfil do cantor na rede social Instagram e disparou: “Leia suas mensagens para saber do uso ilegal da minha música Into The Groove”.
A música que é o motivo do imbróglio foi lançada no single de 1985 que é um dos maiores clássicos na história da música pop mundial, o álbum “Like a Virgin”. Ela não chegou a ser lançada nos Estados Unidos, mas foi primeiro lugar em vários países como na Espanha, no Reino Unido e na terra dos cangurus.
Agora você vai poder analisar e tirar suas próprias conclusões:
Tory Lanez – pluto`s Last Comet
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/M4DbZLJmmsE” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
Analise você mesmo e escute a musica de Tory Lanez. (Fonte:Youtube)
Madonna – Into The Groove
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/52iW3lcpK5M” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
Agora é a vez de escutar a música lançada por Madonna em 1985. (Fonte: Youtube)
Realmente não ha como fugir das similitudes, elas são clarividentes. Especula-se que se toda essa questão não for resolvida de forma amigável o problema vá parar direto em uma disputa nos tribunais.
O plágio musical é caracterizado por uma série de fatores que fazem parte de uma obra musical e a tornam única, por exemplo: trechos idênticos, idéias parecidas da idéia musical, e principalmente usar qualquer trecho sem a autorização prévia do autor. Casos parecidos aconteceram recentemente. Um brasileiro processou a cantora Adele por plágio, enquanto a estrela internacional James blunt fez um acordo com a dupla Avine e Matheu, de “Coração cahorro” pelo mesmo problema.