Após ser intitulado o artista mais escutado do Spotify entre 2020, 2021 e 2022, Bad Bunny ultrapassou, em 2023, os 15 bilhões de reproduções globais com o seu 4º álbum de estúdio, “Un Verano Sin Ti”, lançado no ano passado. Nesta ocasião, a composição de 23 faixas, que inclui “Callaíta”, “Después de la Playa”, “Me Porto Bonito” e “El Apagón”, liderou a Billboard 200 por 13 semanas e foi eleito como o melhor álbum pela Billboard e pela revista Time.
Ao lado dos recordes no serviço de streaming, o músico reúne 47 milhões de inscritos e 32 bilhões de visualizações em seu canal no YouTube, disponível desde 2014.
Ilustração para a capa de “Un Verano Sin Ti” (Foto: reprodução/Milenio)
Repercussão como o novo “Rei do Pop”
Nesta terça-feira (28), a capa da revista Forbes colocou o cantor como o “rei do pop” e causou controvérsias dentre os usuários das redes sociais, ao contestarem a publicação em defesa de Michael Jackson. No entanto, sabe-se que o parceiro de Kendall Jenner conquistou o título devido aos destaques registrados no mercado musical durante 2023.
Ademais, o porto-riquenho esteve em evidência, também, no Billboard Music Awards deste ano, onde obteve os prêmios de Top Artista Latino, Top Artista Latino Masculino e Top Álbum Latino.
Sobre o artista
Nascido no município de Vega Baja, em Porto Rico, Benito Antonio Martinez Ocasio popularizou-se como compositor de rap, trap, pop, reggaeton e ocasionalmente, bachata e soul, possibilitando parcerias com personalidades de diversos estilos entre Enrique Iglesias, Drake e Becky G. Aos 29 anos, coleciona três Grammy Awards, quatro Latin Grammy Awards, oito Billboard Music Awards e treze Lo Nuestro Awards.
Além da música, Bad Bunny notabilizou-se na moda em campanhas para Adidas, Gucci, Louis Vuitton e Burberry, contudo, chamou mais a atenção no cenário em 2020, quando lançou uma linha de calçados em colaboração com a Crocs, cujos modelos esgotaram-se em 16 minutos.
Foto Destaque: Bad Bunny (Reprodução/The New York Times)