Beyoncé completa 42 anos; relembre a trajetória da artista

Larissa Akabochi Por Larissa Akabochi
5 min de leitura

Beyoncé Giselle Knowles-Carter nasceu no dia 04 de setembro de 1981, em Houston, capital do Texas, nos Estados Unidos. Começou a cantar desde criança, participou como uma das vocalistas do grupo de R&B “Destiny’s Child” e depois consolidou uma carreira solo de muito sucesso. A cantora completa 42 anos nesta segunda (04) e é considerada uma das maiores artistas femininas da história da música.

Com apenas 07 anos de idade, ganhou o seu primeiro show de talentos ao interpretar a canção “Imagine”, de John Lennon. Também foi incentivada a seguir na carreira musical por sua professora de dança na época, que logo notou o seu talento. Então Beyoncé se matriculou na escola de música “Parker Elementary School”, em 1990, e começou a cantar em um coral.

 

Início no grupo “Destiny’s Child”


Grupo de R&B "Destiny's Child"

Grupo de R&B “Destiny’s Child” (Foto: reprodução/HelloGiggles/Dazed)


Ainda criança, conheceu a cantora LaTavia Roberson em uma audição para um grupo feminino e, mais tarde, as duas se juntaram ao “Girl’s Time”, que era formado por sete garotas. Com o tempo, o nome do grupo mudou para “Destiny’s Child” e algumas integrantes acabaram saindo por conta de conflitos internos. La Tavia e LeToya Luckett, por exemplo, acusaram o empresário Mathew Knowles de favorecer algumas cantoras, entre elas a sua própria filha Beyoncé.

O grupo começou em 1997 e durou até 2006, vendendo mais de 60 milhões de discos em todo o mundo. A formação mais bem-sucedida foi com o trio composto por Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams. E algumas músicas que fizeram muito sucesso foram: Survivor, Emotion, Independent Woman, Say My Name e Dangerously in Love.

 

Sucessos na carreira solo


Cantora Beyoncé

Cantora Beyoncé (Foto: reprodução/Instagram/Jovem Pan)


Durante o período em que esteve no “Destiny’s Child”, Beyoncé chegou a lançar algumas músicas fora do grupo e tentou conciliar este trabalho com a sua carreira solo. Em 2003, lançou o seu primeiro álbum sozinha, intitulado Dangerously in Love, que trouxe o grande hit Crazy in Love em uma parceria com o rapper Jay-Z.

Em 2006, seu segundo álbum solo “Dejà Vu” também trouxe sucessos como a própria música do título, Irreplaceable e Beautiful Liar, que foi uma parceria com Shakira. Em 2008, houve o lançamento de um álbum duplo chamado “I Am… Sasha Fierce”, que trouxe hits como If I Were a Boy, Halo e Single Ladies. Já o quarto álbum, lançado em 2011 e intitulado como “4”, contém mais alguns sucessos como Love on Top e Run The World (Girls).

Em 2013, lançou o álbum “Beyoncé” com músicas como Pretty Hurts, Haunted e Drunk in Love. Já em 2016, a cantora realmente se consolidou com o lançamento do álbum “Lemonade”, que trouxe a música Formation, um filme conceitual de 65 minutos e mensagens com posicionamentos políticos, como os protestos contra o assassinato de pessoas negras pela polícia dos EUA.

Em 2018, lançou o álbum colaborativo “Everything is Love” em parceria com Jay-Z e, em 2019, o “The Lion King: The Gift” para o filme live-action de “O Rei Leão”. Em 2022, o seu sétimo e mais recente álbum de estúdio foi lançado com o nome de “Renaissance”. Ele trouxe músicas como Break My Soul e Cuff It e a turnê mundial terminou no mês passado sem passar pelo Brasil, o que entristeceu muitos fãs.

 

Consolidação como artista

A cantora Beyoncé consolidou-se enquanto uma artista solo. Além da carreira musical, ainda atuou em filmes como “Austin Powers in Goldmember”, “The Pink Panther” e “Dreamgirls”. Também recebeu várias indicações e ganhou muitos prêmios, tornando-se em 2023 a pessoa com mais estatuetas de Grammy (quatro) na história da premiação.

Beyoncé é considerada atualmente uma das artistas femininas mais importantes da história da música, tem 26 anos de carreira, é casada com o rapper Jay-Z e eles têm três filhos juntos (Blue Ivy de 11 anos e os gêmeos Sir e Rumi, de 6), sendo que a mais velha se apresentou recentemente com a mãe durante os shows da turnê “Renaissance”.

 

Foto destaque: Cantora Beyoncé. Reprodução/Kevin Mazur/Glamour

Deixe um comentário

Deixe um comentário