Na noite da última segunda-feira (4), as rappers americanas Cardi B e Megan Thee Stallion anunciaram em suas redes sociais a data de lançamento de “Bongos”, que as reúne pela segunda vez desde o sucesso de WAP, em 2020. O single tem previsão de lançamento para esta sexta-feira (08). Cardi, que não lançava uma música desde “Hot Sh*t – feat. Kanye West” há um ano, retorna em 2023 após “Point me 2” e uma colaboração com Offset em “Jealousy”. A canção também marca o retorno de Megan, que havia declarado hiato no mês de maio para cuidar de seu bem-estar.
Capa do novo single “Bongos”, de Cardi B e Megan Thee Stallion (Foto: reprodução/Instagram/@iamcardib e @theestallion)
Sucesso na Billboard e em Grammys
A carreira de Cardi B já começou emplacando sucessos e batendo recordes. Em seu primeiro álbum de estúdio, o “Invasion of Privacy” (2018), a faixa de estreia “Bodak Yellow” chegou ao topo da Billboard Hot 100 e permaneceu na posição por três semanas. Cardi foi a segunda rapper feminina da história a ter uma música solo no top 1 da Billboard, depois de “Doo Wop (That Thing)”, de Lauryn Hill, em 1998.
Pouco menos de um ano depois, é lançada a faixa “I Like It”, com J Balvin e Bad Bunny, que até hoje é a música mais reproduzida no Spotify e no YouTube, com 1.5 bilhão de streams e visualizações em cada plataforma. A canção permaneceu por uma semana na primeira colocação e é a música de autoria de Cardi que mais ficou nos charts do top 100 da Billboard em sua carreira, com 51 semanas, e perde por apenas uma semana para “Girls Like You”, da banda Maroon 5, na qual Cardi performou como colaboração.
O “Invasion of Privacy”, álbum incorporado pelas duas canções citadas, fez com que Cardi quebrasse recordes no gênero do rap. O disco permaneceu no topo da Billboard 200 por 200 semanas, um feito inédito para uma rapper feminina. O sucesso de seu primeiro álbum não se limitou apenas à esfera comercial, já que ele tornou Cardi vencedora do grammy de “Melhor Álbum de Rap” e indicada a outras cinco categorias na cerimônia do Grammy Awards de 2019, incluindo álbum e gravação do ano.
O vencedor do grammy de álbum do ano, Invasion of Privacy (2018), de Cardi B, foi o primeiro álbum feminino de rap a ficar mais de 200 semanas no ranking da Billboard (Foto: reprodução/ Instagram/ @iamcardib)
Já Megan conseguiu emplacar Savage em primeiro lugar por uma semana na Billboard 100 e seu respectivo álbum em segundo colocado na Billboard 200, permanecendo na lista por 75 semanas. Porém, obteve sucesso expressivo na maior premiação da música, com três gramofones levados na edição do Grammy Awards de 2021, que incluem “Artista Revelação”, “Melhor Álbum” e “Melhor Canção de Rap”. A cantora foi indicada em quatro categorias, porém não venceu na categoria “Gravação do Ano”.
Primeiros sucessos da dupla e novo lançamento
A carreira de Cardi B no rap começou com os lançamentos de seus primeiros dois projetos, as mixtapes “Gangsta B*tch Music Vol 1” (2016) e “Gangsta B*tch Music Vol 2” (2017). No entanto, o que elevou a cantora ao estrelato foi o lançamento dos singles “Bodak Yellow” e “I Like It”, em parceria com J Balvin e Bad Bunny, e o respectivo álbum “Invasion of Privacy” (2018).
“Bodak Yellow” foi o single de estreia de Cardi e logo conseguiu a primeira colocação na parada da Billboard 100, na qual ficou por três semanas, e “I Like It” a consolidou no mainstream internacional, principalmente em função da parceria de dois dos maiores nomes do reggaeton e da música latina.
Já Megan Thee Stallion começou a carreira em 2017, porém, foi apenas em seu terceiro álbum, “Suga” (2020), que ganhou a relevância que tem na indústria. O lançamento de “Savage”, em março de 2020, projetou Megan na cena e a levou a uma parceria com Cardi B poucos meses depois no hit “WAP”, um dos maiores sucessos da carreira das rappers.
Juntas, levaram “WAP” ao topo da Billboard Hot 100, na qual ficou em primeiro lugar por quatro semanas e 24 semanas na lista. A nova colaboração de Cardi B com Megan Thee Stallion, que será lançada nesta sexta-feira, deixa os fãs eufóricos e com altas expectativas por conta do sucesso da primeira parceria entre as duas.
Foto destaque: Megan Thee Stallion e Cardi B no clipe WAP. A dupla voltará com a parceria em “Bongos”. Reprodução/ Atlantic Records