O Brasil se despediu de um dos grandes ícones da TV, a jornalista Glória Maria. A repórter morreu na manhã desta quinta-feira (02) no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Em 2019, Glória recebeu o diagnóstico de câncer de pulmão, iniciando um tratamento bem sucedido com imunoterapia. Mas, um tempo depois, a repórter teve metástase no cérebro. Em 2022, a apresentadora iniciou um novo tratamento para combater novas metástases cerebrais, que deixou de fazer efeito nos últimos dias.
Glória Maria é considerada a primeira repórter negra da televisão brasileira, além de ser a primeira jornalista a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional. Ao longo de sua carreira, teve passagens em programas jornalísticos como Jornal Hoje, Bom Dia Rio e RJTV. Em 1986, passou a fazer parte da equipe do Fantástico, apresentando o programa entre 1998 e 2007. Em 2010, ela estreou no Globo Repórter, programa que trabalhou até a sua morte.
Glória Maria possui uma carreira repletas de momentos que entraram para a história do telejornalismo brasileiro, tendo realizado reportagens em mais de 100 países e cobrido momentos importantes da história mundial recente como a Guerra das Malvinas (1982) e a Copa do Mundo da França (1998), além de ter realizado entrevistas marcantes com ícones mundiais, incluindo alguns dos nomes mais importantes da indústria da música.
No ano de 1984, foi ao ar no Jornal Nacional a entrevista de Glória Maria com o líder dos Rolling Stones, Mick Jagger. A conversa foi gravada durante a passagem do cantor pelo Rio de Janeiro, onde ele gravava um videoclipe para o seu primeiro trabalho solo.
Ao longo da conversa, Jagger contou os motivos pelos quais escolheu o Rio para realizar as filmagens do seu videoclipe. Glória aproveitou para pedir um autógrafo, ganhando também um beijo do artista.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>essa entrevista com o mick jagger e ele flertando com ela…. gloria maria você sempre será famosa<a href=”https://t.co/TWDCi0zaWl”>pic.twitter.com/TWDCi0zaWl</a></p>— ͏ ͏͏ ͏͏ (@ohmsuguru) <a href=”https://twitter.com/ohmsuguru/status/1621131629757620224?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 2, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Internautas relembram a famosa entrevista de Glória Maria com o cantor britânico Mick Jagger. (Reprodução/Twitter)
Cerca de um ano depois, em 1985, na estreia do Rock in Rio, Glória entrevistou outra grande lenda do rock, Freddie Mercury. A conversa ficou famosa devido a uma pergunta feita pela jornalista ao cantor, em que questionou se a música “I Want to Break Free” é dedicada à comunidade gay.
O vocalista do Queen logo respondeu “Não, absolutamente não. Esta música foi escrita por John Deacon, que é bem casado e tem uns quatro filhos (…) Ela fala de todos nós, de alguém que leva uma vida muito dura e só quer se libertar dos problemas que enfrenta.”
Glória Maria ganha “aperto” na bochecha de Freddie Mercury durante entrevista em 1985. (Foto: Reprodução/Arquivo Globo)
Uma das entrevistas mais conhecidas de Glória Maria é a realizada com o rei do pop, Michael Jackson, em 1996. Exibida no Fantástico, a reportagem traz uma curta interação entre o artista e a repórter que pede para que ele fale algo para os brasileiros. Em resposta, o cantor diz “Eu te amo, Brasil” e se inclina para dar um beijo no rosto dela. Glória Maria foi a única jornalista brasileira a entrevistar o cantor americano.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Vamos lembrar da Gloria Maria pela jornalista incrível e talentosa que ela era, nunca vou esquecer o michael jackson falando pra ela que ama o brasil e depois beijando a bochecha dela<a href=”https://t.co/LCfi4GQ8wQ”>pic.twitter.com/LCfi4GQ8wQ</a></p>— ricк advogado da ana d. armas (@vktulip) <a href=”https://twitter.com/vktulip/status/1621118270081466368?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 2, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Glória Maria entrevista Michael Jackson em 1996. (Reprodução/Twitter)
Cinco anos mais tarde, foi ao ar no Fantástico, a entrevista realizada por Glória Maria com Elton John. A conversa foi gravada na casa do cantor, o qual se abriu sobre sua vida em casa, a carreira, o vício em drogas e álcool, a jornada até a sobriedade e o seu relacionamento com David Furnish, com quem está junto a mais de 30 anos.
Glória Maria entrevista Elton John em 2001. (Foto: Reprodução/Arquivo Globo)
Já em 2005, foi a vez de Glória entrevistar a rainha do pop, Madonna. Anos mais tarde, a jornalista relatou as dificuldades em entrevistar a artista. “Eu saí daqui e diziam que a Madonna era difícil. Foi antipaticíssima com a Marília Gabriela e debochou do seu inglês”, contou.
Ao chegar ao local da entrevista, Glória disse que foi avisada que teria um tempo curto para conversar com a cantora, cerca de quatro minutos. Contudo, na hora de entrevistá-la, a repórter se virou para a artista e falou: “Olha, Madonna, eu tenho quatro minutos, vou errar no inglês, estou assustada, acho que já perdi os quatro minutos”.
Glória Maria em conversa com Madonna. (Foto: Reprodução/Arquivo Globo)
Glória, no entanto, contou que Madonna foi bastante simpática, afirmando que a jornalista poderia levar o tempo que precisasse.
Foto destaque: Glória Maria. Reprodução/Instagram.