O cantor britânico, Ed Sheeran, dono do hit “Thinking Out Loud”, está sendo acusado de ter copiado o sucesso de Marvin Gaye, “Let’s Get It On”. A acusação repercutiu ainda mais, quando o cantor alternou “Thinking Out Loud” pela canção de Marvin Gaye, em seu show em 2014. A “briga” é entre Ed Sheeram e a SAS (Structured Asset Sales), empresa que possui uma parte dos direitos.
A acusação diz que o cantor havia copiado uma progressão de acordes e também o ritmo da música, segundo a defesa de Ed Sheeran, os elementos que o cantor supostamente copiou de Lets Get It On, eram “muito comuns” para serem propriedade exclusiva. A principio, não existe copyright em questão de acordes e harmonia, depende muito, mas os autores do processo disseram que, apesar de serem comuns, ao serem combinados fizeram com que a canção de Marvin se tornasse “mais original e digno de proteção de direitos autorais”.
É uma situação bem complicada de ser resolvida, e segundo a Billboard, o juiz responsável pelo caso, Louis Stanton, diz não existir regras muito claras sobre o assunto. “Não existe uma regra clara de que a combinação de dois elementos desprotegidos seja insuficientemente numerosa para constituir uma obra original”, escreveu o juiz. De acordo com o juiz, Louis Stanton, o caso só poderá ser decidido por meio de um júri.
Ed Sheeran(Foto:Reproução/Pinterest)
A Billboard diz que o julgamento deve acontecer em Manhanttan em breve, mas ainda não tem data definida. Segundo eles, a proteção para essas músicas ainda é “muito fraca”, mas se o júri achar que está muito próximo, o júri pode considerar que foi uma infração da lei.
Não será a primeira vez que Ed terá que enfrentar um processo como este, recentemente o cantor venceu o processo sobre sua canção “Shape Of You”. Sheeran declarou que a situação toda não foi nada agradável, e estava esperando que mais nenhuma acusação como esta acontecesse no futuro.
Foto destaque: Ed Sheeran. Reprodução/Getty Images