Grammy Latino: Diretor executivo dá detalhes sobre os processos da premiação

Andreza Porto Por Andreza Porto
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A maior premiação da música latina, Grammy Latino, que é uma organização internacional sem fins lucrativos que se dedica em prestigiar, celebrar e homenagear a música e seus artistas, possui 25 anos de existência. E com as mudanças na indústria musical, perguntas sobre o funcionamento dos processos de afiliação e da própria premiação em si, acabam surgindo.  

O mundo da música latina continua a todo vapor, somente no ano passado, membros e gravadoras apresentaram mais de 20.000 gravações e vídeos musicais, 20% a mais que o ano anterior. Com isso, são mais de 5 mil membros no Grammy Latino presentes em 43 países. Portanto esclarecer as dúvidas quanto à grande premiação é muito importante.  

Assim, Luis Dousbedés, Diretor Executivo de Prêmios, Afiliações e Preservação do Grammy Latino, trouxe esclarecimentos em uma entrevista sobre os pontos principais que formam a base da premiação.  

“Há dois pilares importantes no Grammy Latino. O primeiro é o aspecto da afiliação. É importante que o conjunto de membros seja forte e equilibrado, e também que represente todos os gêneros participantes. Há membros votantes, bem como membros associados. Com exceção da votação, os membros de ambos os tipos têm os mesmos direitos”, disse Luis Dousdebés. 

Como funcionam as afiliações? 

De acordo com Luis Dousbedés, para ser um Membro Votante no Grammy Latino, é preciso estar ativamente envolvido na gravação de músicas, como produtor, engenheiro de som ou masterização, vocalista, artista, compositor ou instrumentista. Esses membros destes comitês garantem que os candidatos estejam de acordo com os requisitos e assim seja designado para sua categoria ante de passar para a próxima etapa que é a seleção dos indicados e então a grande lista das indicações é liberada ao público no final de setembro. 

E como funciona o processo de premiação? 

Sobre isso o diretor Dousbedés, falou sobre as movimentações da indústria da música e como o Grammy Latino acompanha suas atualizações. 

“A música não é estática, ela evolui dia a dia, por isso devemos fazer o mesmo e estar atentos ao que está acontecendo no mercado e sua evolução. Nossas categorias devem representar isso. Trabalhamos muito para analisar dados estatísticos a respeito disso, em vez de reagir a mudanças constantes, por isso nosso processo leva algum tempo”, contou o diretor executivo. 

Luis Dousbedés falou que ao todo são 53 categorias que representam os gêneros da música latino-americana, hispano-americana, brasileira e portuguesa.  

O processo de premiação leva cerca de nove meses que inicia em fevereiro, quando a plataforma é liberada aos membros, eleitores ou parceiros.  


Camilo com prêmios do Grammy Latino 2021 (Foto: Reprodução/La Jornada)


Ele também falou sobre o impacto da premiação: “quando um artista recebe uma indicação ou ganha um Latin Grammy, seu nome artístico muda para o resto da vida” e acrescentou: “se podemos mudar a vida de alguém, abrindo portas e facilitando a consolidação de seus sonhos e sua profissão, eu acho que o processo vale a pena”

E para concluir, o diretor executivo falou sobre as diferenças entre o Grammy e o Grammy Latino. No Grammy, o produto pode estar em qualquer idioma, mas precisa, obrigatoriamente ter sido lançado nos Estados Unidos. 

Já o Grammy Latino premia os projetos que possuam ao menos 51% de seu conteúdo em espanhol, português ou línguas indígenas, ser exigências sobre o seu local de lançamento. Vista como a autoridade global em música latina, esta organização é baseada em afiliações composta por profissionais atuantes do universo musical. 

Para saber mais informações sobre afiliação e prêmios é só entrar no site do Grammy Latino que é disponibilizado em três idiomas, incluindo o formulário de solicitação de afiliação.

 

Foto destaque: Prêmio Grammy Latino (Foto: Reprodução/Rolling Stone).

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