Gravação mais antiga de show dos Beatles é encontrada 60 anos depois

Michel Antunes Por Michel Antunes
3 min de leitura

Ao que parede, tudo feito nesta vida, uma hora ou outra será descoberto e resgatado para o presente, não tem como escapar.

Bom, pelo menos foi o que aconteceu neste caso da icônica banda The Beatles, grupo que encantou e ganhou a Inglaterra e o mundo nos anos 60.

Formado pelos jovens integrantes John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, todos de roupa e cabelo parecidos. O conjunto colecionou sucessos e fãs em sua época e até os dias de hoje.

Contudo, mesmo que diversos sejam os registros de uma banda desta magnitude, ainda existem recordações perdidas no tempo, e recentemente uma delas foi encontrada.

Trata-se da gravação mais antiga do grupo, com 60 anos de existência completados ontem, ocorrida no próprio Reino Unido, lugar de formação dos Beatles, que foi encontrada após tanto tempo.

Segundo a BBC News norte-americana, a gravação totalizava 1h de conteúdo e foi realizada pelo escritor John Bloomfield em Buckinghamshire no dia 4 de abril de 1963, quando o Fab Four se apresentou no local. Bloomfield, hoje com seus 75 anos, tinha apenas 15 na época. A existência da fita foi revelada durante uma entrevista a jornalista britânica Samira Ahmed:

“Foi um show único dos Beatles, realizado para um público quase inteiramente masculino”, escreveu Ahmed sobre a descoberta. “E, crucialmente, apesar dos aplausos e alguns gritos, a fita não é abafada pela reação do público”, continuou a jornalista.


Imagem

Ontem, dia 04 de abril de 2023, também completou 59 anos de quando o grupo teve músicas suas nos 5 primeiros lugares do top-100 da Billboard. (Foto: Reprodução/Twitter)


O setlist era composto por músicas do primeiro álbum dos Beatles, “Please Please Me”, lançado em 22 de março de 1963, dias antes a gravação encontrada, também contendo alguns covers de R&B feitos por eles.


Imagem

O álbum de estreia dos Beatles, intitulado “Please Please Me”. (Foto: Reprodução/Twitter)


Ahmed e o historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, são as únicas pessoas que puderam ouvir a gravação completa após Bloomfield concordar em mostrá-la pela primeira vez.

“A oportunidade que esta fita apresenta, que é completamente inesperada, é fantástica porque ouvimos [os Beatles] apenas no limiar da descoberta da fama mundial completa”, disse Lewisohn à BBC.

“Portanto, aqui está uma oportunidade de ouvi-los no Reino Unido, em um ambiente onde eles podem ser ouvidos e onde a fita realmente os captura adequadamente, em um momento em que eles também podem brincar com o público”, complementou o historiador.

Privilegiados foram esses que tiveram o prazer de ouvir uma das maiores, se não a maior banda musical da história em seus primórdios.

Foto Destaque: Os Beatles nos anos 60. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile