Mariah Carey enfrenta processo relacionado ao hit “All I Want For Christmas Is You”; entenda

Andreza Porto Por Andreza Porto
3 min de leitura

O natal ainda nem chegou e já temos pessoas pensando nesta data tão especial. No entanto, não é sobre presentes e viagens, mas, sim, uma polêmica envolvendo uma canção natalina. 

A polêmica está em torno do compositor Andy Stone que está processando a cantora Mariah Carey e o produtor musical Walter Afanasieff por causa da música “All I Want For Christmas Is You“, faixa que tem mais de 700 milhões de visualizações no Youtube.  

Em 1989, Stone compôs uma faixa com o mesmo título, que foi lançada pelo grupo Vince Vance & the Valiants. Segundo ele, a sua versão está sendo violada. 


Mariah Carey em 1994. (Foto: Reprodução/Official Charts)


Porém, o mais estranho em tudo isso é que, ainda que as canções do compositor e de Mariah compartilharem o mesmo título, elas não possuem nenhuma outra semelhança: nem de melodia, nem de letra. E mesmo assim, Stone está pedindo nada menos que US$ 20 milhões em danos e afirma que Mariah e Walter “intencionalmente se envolveram em uma campanha para infringir” seus direitos autorais. 

O hit “All I Want For Christmas Is You“, de Mariah Carey, foi lançado em 1994. Stone diz que a sua versão da música foi amplamente reproduzida durante as festas de fim de ano de 1993, ou seja, um ano antes da cantora lançar a grande canção. No entanto, vale dizer que, só nos Estados Unidos, há mais de 170 obras, incluindo músicas, com o mesmo título, e que a lei de direitos autorais não garante proteção a títulos. 

Mariah Carey é uma das maiores cantoras internacionais e está prestes a ser a primeira mulher a atingir 70 milhões de discos certificados nos Estados Unidos. Com a atualização recente da Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA), o álbum diamantado “Daydream” recebeu sua 11ª platina, dando a Mariah agora 69,500,000 de vendas de álbuns.  

Ao todo, Mariah Carey tem mais de 136 milhões de vendas certificadas nos Estados Unidos incluindo singles, EPs e outras fontes, se juntando a grandes nomes femininos da indústria como Rihanna e Taylor Swift.  

O que resta aos fãs da cantora é aguardarem o desenrolar desse processo e torcer para que tudo seja esclarecido.  

 

Foto destaque: Mariah Carey. Reprodução/Junkee.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile