Morre atriz e cantora Jane Birkin, aos 76 anos

Larissa Brito Por Larissa Brito
3 min de leitura

Neste domingo (16), faleceu a cantora, ex-modelo e atriz Jane Birkin, aos 76 anos, em Paris. De acordo com informações do jornal Le Parisien, não há informações sobre as causas da morte, ela cancelou recentemente apresentações devido a problemas de saúde. Birkin sofreu um derrame, em 2021.

Jane, nasceu em Londres em dezembro de 1946, ela chegou a ser uma das mulheres mais famosas entre as décadas de 1960 e 1970. No cinema, a carreira iniciou com pequenos papéis em filmes de Michelangelo Antonioni como “Caleidoscópio” (1966) e “Blow-Up” (1966). A maior projeção aconteceu a partir de “Slogan”, com o diretor e músico Serge Gainsbourg.


Canção “Je T’aime Moi Non Plus”. (Vídeo: Reprodução/youtube/glivingston73)


Ao iniciarem um relacionamento amoroso, eles formaram um dos casais mais celebrados da época. Gravaram um disco juntos, em 1969, intitulado “Jane Birkin/Serge Gainsbourg”. A faixa “Je T’aime Moi Non Plus”, com sussurros que simulavam orgasmos, alcançou o topo das paradas de sucesso, um marco no movimento de liberdade sexual, a canção foi alvo de controvérsia na época e proibida de tocar em rádios de diversos países. Juntos tiveram uma filha, a cantora e atriz Charlotte Gainsbourg, que nasceu em 1971, o relacionamento entre eles acabou em 1980.

Birkin atuou em alguns filmes, como “Morte Sobre o Nilo” (1978) “La pirate” (1984), “Merci Docteur Rey” (2002). Foi com o filme “Caixas” (2007), que Jane fez sua estreia como diretora, em que atuou ao lado de Geraldine Chaplin, filha de Charles Chaplin e veio divulgá-lo no Festival do Rio, na época.

Em sua carreira musical, Jane gravou 14 álbuns de estúdio ao total, o último deles “Oh! Pardon tu dormais”, em 2020. Lançou “Birkin/Gainsbourg: Le symphonique”, em 2017, um tributo à parceria musical dos dois, com músicas que Serge escreveu para ela durante e depois do relacionamento deles.

Em 2010, Birkin colaborou com Sérgio Dias, ex-integrante dos Mutantes, no álbum intitulado “We Are the Lilies”.

Foto Destaque: Cantora e atriz Jane Birkin. Reprodução/Instagram/@janebirkinoff

Olá, sou Larissa! Estudante de Jornalismo e Letras, trilhando o caminho fascinante onde as letras se encontram com as notícias, exercendo o jornalismo em diversos outros portais online, mergulhando nas editorias como redatora em celebridades, música e TV/cinema com a missão de contar as narrativas que moldam o nosso mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile