Com 10 milhões no YouTube e 3 milhões no spotify, Henrique Casttro sentiu a força de sua música “Abuso de Poder”. Ontem, ele foi convocado pelo amigo Murilo Huff a subir no palco de seu show em Catalão (Go), onde presenciou 20 mil pessoas cantando sua música. A cena se repetiu, na mesma noite, em Morrinhos (GO), para 12 mil pessoas.
“Numa única noite cantamos pra mais de 30 mil pessoas. Foi incrível e inesquecível”, afirma Henrique.
“Abuso de Poder” é a primeira faixa de trabalho de Henrique Casttro e feat com Jorge e Mateus. O encontro entre ele e a dupla aconteceu em novembro passado, durante a gravação do DVD “Blessed”, na badalada casa Gerassom, em Goiânia.
Quem é Henrique Casttro –
HENRIQUE CASTTRO – O Poeta do Tocantins
Um violão e trinta reais no bolso: foi assim que um dos maiores compositores do país chegou a Goiânia em janeiro de 2011, numa tarde de domingo. Acolhido por um amigo que se encontrava em situação ainda mais precária que a sua, só lhe restou dormir sobre um edredon, condição que durou ao menos três meses. Houve vezes em que a despensa só tinha pipoca e miojo.
O que para muitos era loucura, para ele era persistência. A saudade de casa era frequente, batia forte, claro, e era dor que ele botava para fora só chorando mesmo, pela falta dos avós que tanto cuidaram dele, e de amigos que havia deixado para trás em sua cidade natal, Pedro Afonso, no Estado do Tocantins.
Contou anos de portas batidas na cara, uma sucessão de “nãos”. “Lutei de joelhos muitos dias e sobrevivi apenas por conta das orações, elevando sempre minha fé, acreditando que um dia eu chegaria lá. Sonhava em ver meu avô de terno e minha avó em um vestido bonito”, conta o artista, que conheceu então “um pessoal de Catalão”, lembra, que acreditou nele e lhe deu suporte para seguir em frente.
Foi quando descobriu que levava jeito para compor música. Veio uma letra, outra letra e mais outra, tudo costurado a verso a verso, até que os grandes nomes do showbizz passaram a lhe dar olhos e ouvidos. “De repente, um artista nacional gravou uma música minha e tudo mudou”, recorda. Logo veio Marília Mendonça, veio Wesley Safadão e Henrique e Juliano.
“Eu falo que chegar onde eu cheguei é fácil. Difícil é chegar onde eu cheguei saindo de onde eu saí.”
Filho de mãe solteira, exemplo de força guerreira, gravou DVD em novembro de 2022 com honras de gente grande (e bota gente grande nisso), na mesma terra que o recebeu 12 anos antes, a capital goiana. No repertório, músicas inéditas e participações especiais marcaram o momento, histórico na sua trajetória, ao lado de Jorge e Mateus.
Entre as canções selecionadas para a ocasião, estão: “Abuso de Poder”, “Guerra Emocional”, “Brinco”, “Dono da Saveiro” “Novidade”.
“Eu ajudei a construir a história de vários artistas. Agora, chegou a minha vez!”, celebrou, revelando que aquele momento estava planejado em sua mente fazia tempo, com cada detalhe, cada feixe de luz, cada música, cada sorriso.
Considerado hoje um dos mais consagrados compositores do Brasil, o tocantinense reúne um portfólio composto por diversos sucessos. Com 12 anos de carreira, o artista de 27 anos é o criador de “Propaganda”, hit de Jorge & Mateus, “Na Cama Que Eu Paguei”, de Zé Neto & Cristiano, “Sonhei Que Tava Me Casando”, de Wesley Safadão, “Aham”, de Lucas Lucco, “Namorada Reserva”, de Hugo & Guilherme, e muitos dos muitos sucessos cantados em coro pelos brasileiros.
Famoso pela composição do grande sucesso “Liberdade Provisória”, Henrique Casttro assina também a moda intimista “Tá Sofrendo Porque Quer”, em parceria com Henrique & Juliano.
A marca do reconhecimento está ainda nos acordes de “Só pra Castigar”, “Tudo em Paz”, “Rapariga Digital”, “Pegador”, “Traí Sim”, “Esquece você primeiro”, Espaçosa Demais”, “Paradigmas”, “Segunda Taça”, “É porque não era você”, “Pedacim de Noite”, “Ame o tanto que puder”, “Fraude ‘Zezé Di Camargo’”, “Fingindo Maturidade”, “Motel Afrodite”, “Terra sem Cep”, “Com Vocês, eu”, “Medo de te Perder”, “Super Homem Chora”, “Desbeijar Minha Boca”, “Onde não Tinha Espaço”, “Tudo em paz” e “Teste love”.
Henrique por Henrique
“Olhando para trás parece que vivo há mais anos do que minha pouca idade. Por outro lado, até que cheguei rápido demais. Hoje bato no peito bem mais forte e evoluído, aprendi que tratar bem quem nos trata bem é fácil, difícil é tratar bem quem te tratava mal e não acreditava em você, mas hoje acredita. Aprendi que Deus não dorme e está o tempo todo mandando provações, passei por várias, às vezes gritei por socorro e fui acudido, em outras dei o meu melhor mas fui vencido.
No entanto, não desanimei. Hoje com meus 27 anos de idade, posso dizer venci na vida, o homem da minha vida, meu avô, disse ter orgulho de mim, assim como a mulher da minha vida, minha avó, chora quando lembra de tudo que passei e se alegra ao ver como estou. Queria pedir desculpas para minha família e meus amigos se passei a imagem de querer nada com nada, sonhando com algo que não chegaria. Hoje compreendo que vocês só queriam me proteger de todo sofrimento.
Agora entendo que quando a mãe briga é para proteger, então queria agradecer a minha mãe, por ter me criado sozinha. Sou filho da mãe solteira, o que me fez me tornar outro guerreiro. Aprendi que do chão não passa: o mínimo que se faz é levantar e o máximo é realizar. Quero tanto agradecer a Deus por ouvir minhas reclamações, sobre a falta de um pai, e me mandar 10 pessoas que eu não conhecia para cuidar de mim.
Hoje entendo que uma pessoa que reclama de barriga cheia anda para trás. Lembro de tantos dias que agradecia de barriga vazia, o que fez com que eu tivesse maior visão da minha vida. Entendo hoje que, quanto mais fundo você for, mais firmes serão suas raízes e, quando crescer e estiver lá em cima, não será qualquer vento que irá te derrubar. Sonhe o mais alto e com todas as forças, seja feliz sendo você, acreditando em você, Deus te fará grande no momento em que você estiver preparado, tenha fé.
E lembre que se Deus fizer ele é Deus e, se não fizer, continuará sendo Deus. Ame a Deus pelo que Ele é e não pelas coisas que venha a te dar.”
Foto Destaque: Reprodução