INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Música

Nelly Furtado desconhece polêmica envolvendo os direitos autorais de “Lovezinho”

Nelly Furtado não estava ciente da negociação para remover a música “Lovezinho” das plataformas de música no Brasil, de acordo com Gregory Morrison, gerente de operações da 21 Entertainment, escritório de Nelly no Canadá. Em entrevista ao G1, ele afirmou que a cantora não foi consultada e desconhecia completamente as negociações relacionadas à remoção da música.

A polêmica surgiu no uso não autorizado da melodia de “Say it right”, lançada em 2006 por Nelly Furtado, Timbaland e Danja, na música de sucesso do carnaval de 2023, “Lovezinho”, que se tornou viral através dos vídeos de dança de Xurrasco. Isso levou a editora de Nelly Furtado a reivindicar os direitos autorais da música há dois meses, desencadeando as negociações em curso. Os responsáveis pela música brasileira ofereceram 30% dos direitos autorais para Nelly Furtado e seus parceiros em “Say it right”. No entanto, a editora Sony Music, que representa a cantora, exigiu 100% dos direitos autorais para os estrangeiros, além de uma multa de US$ 40 mil (cerca de R$ 200 mil).


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”> Nelly Furtado publica dueto com o Xurrasco dançando “Lovezinho”, música com sample de “Say It Right”. <a href=”https://t.co/xF8gwHH81I”>pic.twitter.com/xF8gwHH81I</a></p>&mdash; POPTime (@siteptbr) <a href=”https://twitter.com/siteptbr/status/1630923793383276546?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 1, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

A cantora publicou dueto com o influencer Xurrasco dançando “Lovezinho” em seu Tiktok. Reprodução/Twitter/@siteptbr


Em entrevista ao G1, Treyce revelou que durante a criação da música, seu produtor e coautor WK, detentor de 80% dos direitos autorais, afirmou a ela que “estava tudo certo e que não haveria nenhum problema”. No entanto, Treyce expressou sua preocupação em relação à situação atual, pois temia que algo assim acontecesse, resultando na remoção da música devido a questões de direitos autorais. Ela afirmou ainda que só soube da remoção da música quando já tinha ocorrido. Agora, ela está empenhada em recuperar a música e evitar a perda de um trabalho que foi fundamental para sua carreira.

José Diamantino, representante da Sony Music no Brasil, declarou em entrevista ao G1: “Estamos abertos a um acordo. Não é que não possa ser legalizado. O que não podemos aceitar é essa postura de ‘vamos conversando’ enquanto a música gera lucro”, indicando que ainda há possibilidade de resolver a situação por meio de um acordo.

Vale lembrar que o forró “Coração cachorro” também enfrentou questões de direitos autorais, e James Blunt, que também era representado pela Sony Music, autorizou o uso de sua melodia e solicitou apenas 20% dos direitos autorais no acordo. Com base nesse caso, Treyce e WK podem ter alimentado esperanças de uma resolução semelhante.

Foto Destaque: Montagem de Nelly Furtado e Treyce. Reprodução/Instagram/@nellyfurtado e Reprodução/Instagram/@eutreyce

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...