O produtor musical Thiago Basso, fala sobre os desafios do compositor em início de carreira

Editoria Imag Por Editoria Imag
3 min de leitura

Viver da música é algo que mexe com a imaginação de jovens do mundo todo. Ser um cantor está entre as principais vontades de jovens segundo pesquisa realizada intitulada de “Você é cantor, mas o que faz para viver?”: a invisibilização social do cantor como trabalhador, idealizadas pelos mestrandos Leila Claudia Monteiro de Castro dos Santos Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Gabriel Eduardo Schütz, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para Thiago, “o compositor no início da carreira tem muita dificuldade de apresentar sua música para os grandes artistas, pelo fato de não ter networking, amigos em comum que possam levar sua música até o artista que ele pretende mostrar“.


(Foto Reprodução)


O produtor ainda dá dicas de como começar do jeito certo “Uma dica que dou é que funciona quase 100% das vezes é,que busque artistas da sua cidade ou região que esteja fazendo um trabalho de qualidade local e peça para ele gravar sua música, ceda a liberação pra ele para poder lançar sua música e mostrar ao público dele“.

Fazendo isso, o produtor pondera que abre a possibilidade de conhecerem seu trabalho e de divulgarem para novos públicos.

Thiago ainda revelou com exclusividade, situações que vivenciou no começo da sua carreira e os desafios que teve. “Posso citar um de diversos casos que aconteceram comigo,  onde um artista regional com o nome de Gero Lima gravou a música ‘Chamou’, que é composição minha e de Bruno Caliman. A música rapidamente chegou a 500 mil visualizações no YouTube, porém o artista só ficou conhecido em algumas cidades no extremo sul da Bahia. Logo começaram a chegar nomes que estavam muito em alta naquele momento, como os cantores Pablo e Léo Magalhães para gravar a música. Como não chegamos a um acordo com o cantor Pablo, acabamos dando exclusividade de 2 anos na música ao Léo Magalhães”.

Atualmente, a música tem mais 53 milhões de visualizações no YouTube em um único vídeo, mas Thiago ressalta que este tipo de situação é comum entre seus colegas de profissão, mas reitera que ” tire a música do caderno e coloque ela pra andar, só assim a sua hora chega. Lembrando que pra tudo tem o momento certo. Comece pelo seu bairro, cidade, região, estado, Brasil. O céu é o limite pra quem é corajoso e não espera que a sorte caia do céu. Vá atrás da sua sorte”, finaliza

Instagram: https://instagram.com/thiagobasso

Facebook: https://www.facebook.com/Thiagobassovip

Twitter: http://twitter.com/thiagobassook

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile