O cantor e compositor Paul McCartney afirmou, em uma entrevista dada à estação de rádio BBC Radio 4, que uma nova música da antiga banda dos Beatles, intitulada como ‘música final’, será lançada ainda nesse ano de 2023, usando a inteligência artificial para ser feita. O artista esclarece que, com a tecnologia avançada, surgiu a possibilidade de extrair a voz do participante falecido da banda, John Lennon, de uma demo antiga. Com isso, a inteligência artificial permitiu que a canção pudesse ser finalizada.
(Foto: John Lennon tocando guitarra. Reprodução/ Revolution 9).
O baixista da banda ‘Os Beatles’, que irá completar 81 anos em 18 de junho desse ano, afirma que a música já foi finalizada e será lançada ao público ainda esse ano de 2023. Yoko Ono, a viúva de John Lennon, foi a pessoa que enviou a gravação da música a Paul McCartney, que foi produzida um período antes da morte de John Lennon. Em 8 de dezembro de 1980, John Lennon foi assassinado em Nova Iorque, nos EUA. A nome da canção inédita ainda não foi revelado por quem fez a produção dela, entretanto, há pessoas apontando algumas possibilidades de nomes para essa última versão, como ‘Now and Then’ (Agora e Sempre, tradução livre).
O artista Paul McCartney explica um pouco do processo para conseguir produzir a música: “A música tinha um refrão, mas faltava quase totalmente os versos. Fizemos a faixa de fundo, um trabalho bruto que realmente não terminamos”.
Com a inteligência artificial, nessa produção, criou a possibilidade de recriar a voz do falecido cantor John Lennon. Para ser feita, foi necessário utilizar-se de repetições inspiradas em trechos que estavam guardados, que são pertencentes à voz original da pessoa. Essa ferramenta já vem sendo utilizado na indústria musical, em que produtores utilizam esses trechos das vozes de cantores falecidos para recriar novas canções após o falecimento deles.
Foto Destaque: Abbey Road. Reprodução/ Universal Music Group/ CanalTech.