Robbie Robertson, integrante da The Band morreu aos 80 anos nesta quarta-feira (9) em Los Angeles. O empresário do músico há 34 anos, Jared Levine informou em comunicado oficial que Robbie faleceu cercado por seus familiares. A causa da morte não foi divulgada. Grande colaborador de Scorsese, participou de vários projetos como supervisor e produtor executivo musical, inclusive da recente produção “Killers of the Flower Moon”, sendo esse seu 14° projeto da parceria.
Trajetória
Robertson, que nasceu no Canadá em 1943, se interessou pela música ainda bem jovem: aos 10 anos começou a tocar guitarra e, aos 16 anos, juntou-se à banda de apoio de Ronnie Hawkins. Junto com alguns colegas, formou a The Hawks e eles seguiram carreira independente. Atuaram na primeira turnê de Bob Dylan entre 1965 e 1966 e gravaram com o artista em 1967.
Robbie Robertson (Foto: reprodução/Instagram/@robbierobertsonofficial)
O grupo, lançou seu primeiro álbum, “Music from Big Pink”, em 1968. Rebatizada de The Band no ano de lançamento do seu álbum de estreia, teve seu show de despedida, que contou com a participação de Bob Dylan, Ringo Starr e Eric Clapton, gravado por Scorsese, em 1976, nascendo assim a longa parceria entre os artistas, que incluiu grandes sucessos como “Gangues de Nova York” e “O Lobo de Wall Street”. A gravação rendeu o longa documental “The Last Waltz”, de 1978.
Indicações ao Grammy
Compositor de sucessos memoráveis como “The Weight”, “The Shape I’m In” e “Up On Cripple Creek” foi indicado cinco vezes ao Grammy ao longo de sua carreira solo, um grande feito ainda que não tenha levado para casa nenhum prêmio. “Sinematic” (2019), seu último álbum solo, teve como inspiração sua estrada como compositor de trilhas sonoras. Além da brilhante carreira como músico, Robbie trabalhou numa gravadora e escreveu roteiros de filmes.
Robertson deixa sua esposa Janet, sua ex-esposa Dominique, seus filhos Alexandra, Sebastian e Delphine, além de cinco netos.
Foto Destaque: Robbie Robertson. Reprodução/Instagram