O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela desfilou nesta segunda-feira (20) na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. E para puxar o seu desfile, a escola escolheu o samba-enredo ‘O Azul que Vem do Infinito’, que homenageia seus 100 anos de história. “No centenário da Portela, o nosso enredo traz um olhar especial sobre a fundação e o futuro vitorioso da agremiação que surgia em 1923 em Oswaldo Cruz e Madureira. São 5 preciosos personagens que descrevem as suas memórias”. Explicou a Portela, em uma publicação feita na sua conta oficial no Instagram.
Enquanto o samba-enredo cantava a história da escola azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira, o carro abre-alas passava pela passarela com convidados de honra, que seguem o legado deixado por seus antecessores. Figuras ilustres como Tia Surica, Paulinho da Viola, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho e outros baluartes da escola saudavam o público que assistia ao desfile na Sapucaí.
Abre-alas com convidados ilustres (Foto: Reprodução/@riotur.rio/Instagram)
O samba-enredo desenvolvido pelos carnavalescos Márcia Lage e Renato Lage conta a trajetória da Portela no carnaval a partir de cinco personalidades que ajudaram a escrevê-la. Dentre eles, estão Paulo da Portela, seu fundador; a Porta-Bandeira Dodô da Portela, primeira a assumir essa posição e defender o estandarte da escola nas competições; Natal da Portela, um dos presidentes; David Corrêa, compositor e intérprete da escola, e o maior vencedor de sambas-enredo da Portela e o também compositor de samba-enredo e presidente de honra, Monarco.
Videoclipe do samba-enredo da Portela (Reprodução/Youtube)
Além da presença de famosos nos carros alegóricos e no chão, como Adriane Galisteu, Luiza Brunet e Sheron Menezzes, que brilharam ao lado da atual rainha de bateria da escola, Bianca Monteiro, a Portela também levou brilho aos céus. Com a ajuda de cerca de 80 drones, a escola deixou seu nome e seus 100 anos registrado em luzes azuis e brancas.
Foto Destaque: Desfile da Portela. Reprodução/@riotur.rio/Instagram