Treyce, cantora do hit “Lovezinho” – um dos maiores hits do carnaval de 2023 – falou com o site POPline sobre a polêmica envolvendo o processo judicial envolvendo ela e a cantora Nelly Furtado. A polêmica se dá pelo fato de Lovezinho utilizar uma interpolação não-autorizada da música “Say It Right” da canadense – algo que pode ser configurado como plágio.
A discussão tem se estendido nos últimos meses, com a música de Treyce sendo até mesmo removida das plataformas de streaming. Depois de virar hit no tiktok, a canção chamou a atenção da própria Nelly Furtado e da Sony Publishing – publicadora da música, que agora negocia com Treyce, WK no Beat (Compositor da música) e Abramus Digital, empresa que auxilia editoras em relação a receitas de músicas licenciadas.
Com 17 anos, Treyce conta com 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify, e gravou a música tendo apenas 16 anos. Segundo ela, chegou a perguntar se legalmente estava tudo certo com a gravadora para a música, e a resposta foi positiva. Ela também disse que sequer esteve por dentro de qualquer negociação ou recebeu qualquer notificação, e que não sabia da proposição de WK de um percentual fixo de 20% para a editora.
Perguntada sobre possíveis multas, Treyce revelou que recebeu uma notificação de 40 mil dólares e 100% dos direitos autorais – e que está recorrendo judicialmente. Ela também falou sobre possíveis aprendizados com a situação: “A maior lição que tirei disso tudo, é que precisamos estar bem informados e amparados por uma equipe qualificada, e ter propriedade de todos assuntos que cercam os pilares da nossa carreira. Por isso estou com um time novo, preparando o planejamento para os próximos passos.”
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/SulX-QDn6yg” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>
A música Lovezinho, que rendeu o processo.
A questão dos plágios tem sido uma grande discussão na indústria musical. Recentemente, Ed Sheeran foi inocentado em julgamento sobre um possível plágio na música “Shape of You”; Outro exemplo foi Olivia Rodrigo, que teve que creditar a banda Paramore em seu hit “good 4 you” após acusações de plágio.
Foto destaque: Youtube: Treyce/Reprodução