A estreia da série ‘The Last of Us’ aconteceu neste domingo (15) na HBO e HBO Max e o evento chegou a causar instabilidade na plataforma de streaming por conta do número de telespectadores que queriam prestigiar a adaptação do jogo de videogame homônimo. Segundo a Variety, o episódio piloto do drama pós-apocalíptico foi o segundo mais assistido no canal em treze anos, ficando atrás apenas de ‘A Casa do Dragão’.
A produção era muito aguardada pelos fãs do jogo, considerado um dos melhores da história dos videogames, e obteve críticas positivas daqueles que tiveram a oportunidade de prestigiá-la antes do público geral. Com isso, a expectativa em conferir a nova série da HBO só aumentou. No entanto, para o alívio dos jogadores de ‘The Last of Us’, a adaptação foi insuficiente e foi muito bem recebida. Isso porque além da construção da narrativa colocar o espectador na perspectiva dos personagens, sua trilha sonora tem papel importante na condução da história.
Já no início da série, a música de abertura, de autoria de Gustavo Santaolalla e a mesma do jogo, traz a identificação para os fãs do game, e transporta o espectador para um mundo onde a civilização humana foi quase destruída por conta da contaminação por um fungo. Mas o episódio 1, chamado ‘Quando Estiver Perdido na Escuridão’ ainda traz músicas de outros artistas, como ‘Tomorrow’, de Avril Lavigne, lançada em 2002.
Videoclipe de ‘Never Let me Down Again’, do Depeche Mode (Reprodução/Youtube)
Vale a pena destacar a música que fecha o programa, ‘Never Let me Down Again’, lançada em 1987 pela banda Depeche Mode. A escolha dessa faixa, que fez sucesso na década de 80, tem um significado importante na trama, pois as músicas, de acordo com a década em que estão inseridas, são usadas como um código para transmitir mensagens. E as músicas da década de 80 são usadas para informar que há algum problema iminente.
De acordo com o site NME, os responsáveis pelas músicas que irão compor a série são Gustavo Santaolalla, o mesmo compositor da trilha sonora dos jogos ‘The Last of Us’ (2013) e da sequência, ‘The Last of Us Part II’ (2020), e David Fleming, que trabalhou ao lado de Hans Zimmer nos filmes ‘Duna’ (2021) e ‘Era Uma Vez um Sonho’ (2020).
Foto Destaque: Pedro Pascal e Anna Torv em cena de ‘The Last of Us’. Reprodução/@thelastofus/Instagram