O cantor Erasmo Carlos morreu aos 81 anos, nesta terça-feira (22), no Rio de Janeiro, deixando um grande legado para a música brasileira. O compositor e multi-instrumentista é considerado um dos pioneiros do rock brasileiro, e é conhecido pelo movimento musical da Jovem Guarda, ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa.
Com 50 anos de carreira, o artista, também conhecido como Tremendão, é responsável por grandes sucessos que fazem parte da história da música nacional, como ‘Além do Horizonte’, ‘É Preciso Saber Viver’, ‘O Bom’, dentre muitas outras. A genialidade do artista atravessou gerações, fazendo-o ser reconhecido no Grammy Latino de 2018, com o prêmio Excelência Musical, pelo conjunto da sua obra.
Erasmo Carlos foi homenageado no Grammy Latino de 2018 (Foto: Reprodução/Instagram)
Erasmo Carlos, nome artístico de Erasmo Esteves, nasceu na Tijuca, Rio de Janeiro, em 5 de junho de 1941. Desde jovem ele era fã de rock e descobriu sua vocação para a música. Carlos era amigo de Tim Maia, que o ensinou a tocar violão, e de Roberto Carlos, seu parceiro de composições. Na década de 50, os amigos Tim Maia e Roberto Carlos foram integrantes da banda ‘The Sputniks’, que foi desfeita após um desentendimento entre os dois.
Com a saída de Roberto Carlos e Tim Maia, Erasmo foi convidado pelo empresário Carlos Imperial para compor a nova banda chamada ‘The Snakes’, em 1958. Em 1960, eles gravaram o primeiro disco do grupo, e em 1961, lançaram um compacto simples com a música ‘Adolescente Enamorado’, composta por Erasmo Carlos e Roberto Carlos.
Em 1963, Erasmo Carlos deixou o ‘The Snakes’ e foi para o conjunto ‘Renato e Seus Blue Caps’, onde permaneceu até 1965. Nesse ano, ele se juntou a Roberto Carlos e Wanderléa no programa Jovem Guarda, da TV Record, que difundiu o movimento musical e cultural e ajudou a consolidar o rock nacional.
A parceria entre Erasmo e Roberto se iniciou quando o Rei ainda estava na banda ‘The Sputniks’. Em 1957, Roberto procurou Erasmo porque queria a letra da música ‘Hound Dog’, interpretada por Elvis Presley. E desde então, os dois começaram a trabalhar juntos em novas canções, como ‘Festa de Arromba’ e ‘Parei na Contramão’. Sua carreira solo começou com o disco ‘A Pescaria’, lançado em 1965. O álbum de estreia trouxe as faixas ‘Festa de Arromba’, ‘Minha Fama de Mau’, ‘Terror dos Namorados’, dentre outras.
Roberto Carlos Erasmo Carlos (Foto: Reprodução/Instagram)
Além da parceria com Roberto Carlos e outros compositores, que criaram inúmeros hits, o Tremendão também dividiu os palcos com grandes nomes da música brasileira. No programa Erasmo Convida, transmitido em 1982 na TV Globo, o cantor contou com as participações de seu paceiro Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Maria Bethânia, Nara Leão, dentre outros.
As músicas de Erasmo Carlos também fizeram parte das trilhas sonoras de novelas, como ‘Locomotivas’, ‘Livre Pra Voar’, ‘A Lua Me Disse’, dentre outras. Além disso, muitos intérpretes já tiveram o privilégio de gravar suas canções. Seu último trabalho, chamado ‘O Futuro Pertence À… Jovem Guarda’, foi lançado no dia 4 de fevereiro de 2022. Ele e sua discografia estão disponíveis nas plataformas digitais.
Foto Destaque: Erasmo Carlos. Reprodução/Instagram