CMA 2024: Beyoncé fica de fora da premiação mais importante do Country

A principal premiação do country ignorou Beyoncé, apesar do impacto de seu álbum Cowboy Carter, lançado há seis meses

Thalita Gombio Por Thalita Gombio
4 min de leitura
Foto destaque: Beyoncé no álbum "Cowboy Carter" (reprodução/instagram/@beyonce)

A lista de indicados ao Country Music Awards (CMA) desse ano, trouxe uma surpresa não tão agradável aos fãs de Beyoncé. A cantora não foi indicada para concorrer, apesar de ter lançado o álbum “Cowboy Carter” que ficou entre um dos principais lançamentos da categoria em 2024, além de torná-la a primeira artista negra a liderar as paradas de country da Billboard.

A ausência de Beyoncé na premiação chama atenção por conta das músicas contidas no álbum relativamente pertencerem ao gênero Country. “Cowboy Carter” nasceu de uma experiência ruim no ano de 2016 quando o grupo The Chicks se apresentou com “Daddy Lessons” (Beyoncé) e sofreu duras críticas do meio country.

A cantora norte-americana chegou a comentar nas redes sociais sobre o lançamento do álbum, enfatizando que a experiência negativa a fez mergulhar ainda mais na história do gênero:  

“Este álbum foi mais de cinco anos em construção. Nasceu de uma experiência que tive anos atrás, onde não me senti bem-vinda… e ficou muito claro que eu não era”.

A exclusão, que não fez muito sentido para o público que a acompanha, levantou questões sobre inclusão e aceitação de cantores fora do círculo tradicional do country, especialmente quando falamos da visibilidade do trabalho no gênero.

O impacto de “Cowboy Carter” no mundo Country

O álbum foi lançado em março deste ano e trouxe a estreia de Beyoncé no gênero com uma mistura inovadora de elementos tradicionais e contemporâneos. 

Com 12 faixas das quais 8 foram de composição da cantora, o projeto é reflexo de sua imersão e influência , além de estar presente na parte do processo criativo, contribuindo ativamente na construção.

“Cowboy Carter” recebeu elogios por sua produção e foi considerado um dos principais lançamentos da categoria em 2024. A faixa “Texas Hold’Em”, foi a mais ouvida em todas as plataformas de streaming, com aproximadamente 10 milhões de ouvintes mensais.

Para além do sucesso comercial, o álbum representa um significativo avanço na inclusão da diversidade de artistas no Country e ampliou horizontes para futuros artistas que apostam em explorar novas direções e inovar dentro do gênero.


Apresentação do álbum “Cowboy Carter” em conceito vinil (video: reprodução/instagram/@beyonce)


Indicados ao CMA na categoria Country

Enquanto Beyoncé ficou de fora do CMA deste ano, Morgan Wallen recebeu 7 indicações, sendo elas: Entertainer do Ano, Vocalista masculino do ano e “I had some help” que teve a participação de Post Malone, concorrendo a Single, música, videoclipe e evento musical do ano.

Chris Stapleton e Cody Johnson seguem com cinco indicações cada um, enquanto Post Malone e Lainey Wilson com quatro indicações. Wilson foi a vencedora do prêmio de artista do ano em 2023 e concorre novamente ao título.

A cerimônia dos CMAs acontece em 20 de novembro na Bridgestone Arena em Nashville com transmissão ao vivo pela ABC. A votação final para a premiação estará aberta de 1º a 29 de outubro.

Sair da versão mobile