Hoje (02) está acontecendo a 67ª edição do Grammy Awards, a premiação mais importante do mercado fonográfico, que prestigia profissionais e obras de diversas áreas da música. A cerimônia acontece diretamente da Crypto.com Arena, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e está sendo apresentada novamente pelo comediante Trevor Noah.
Além da tradicional consagração do melhor da música da temporada, a edição de 2025 tem teor beneficente, em decorrência dos incêndios florestais que devastam áreas de Los Angeles, com arrecadações milionárias destinadas aos profissionais da música afetados pelas queimadas, iniciadas pelo MusiCares, braço filantrópico da premiação. No Brasil, está sendo transmitida ao vivo através do canal de TV por assinatura TNT e pelo streaming Max, desde às 22h, no horário de Brasília.
Álbum do Ano
É ela! A reparação histórica mais esperada da noite de premiações do mundo da música aconteceu! O Grammy escolheu o vencedor da categoria “Álbum do Ano” e quem levou a estatueta para casa esta noite foi a gigante Beyoncé com o álbum que remonta o country “Cowboy Carter”.
Mesmo sendo a maior vencedora de todos os tempos e ter colecionado estatuetas, a artista era considera, pelas mídias, ignorada nesta categoria. Agora se torna um grande marco em sua carreira, que não somente comprova sua habilidade nata em compor, como também reafirma que Beyoncé é sinônimo de sucesso mesmo quanto aposta em novidades, superando nomes veteranos do estilo.
Em seu discurso, Beyoncé demonstrou o quanto essa aposta em uma novidade fora do seu estilo habitual foi importante e também agradeceu a quem ajudou a possibilitá-lo.
“Eu me sinto muito plena e muito honrada, foram muitos anos.”
“Cowboy Carter” é o oitavo álbum de estúdio de Beyoncé e complementa “Renaissance” lançado em 2022. É um projeto amplo do country experimental e resgata as raízes ancestrais, misturando influências do rock, folk e blues. Quando não podia ficar melhor, “Cowboy Carter” ainda conta com participações especiais, como Dolly Parton e Willie Nelson.
O projeto foi amplamente aclamado pela crítica e quebrou recordes ao colocar Beyoncé na liderança Top Country Albuns. Com o single “Texas Hold ‘Em”, ainda alcançou o Billboard Hot 100 e da Hot Country Songs.
Confira os indicados nesta categoria
- “New Blue Sun”, de Andre 3000;
- “Cowboy Carter”, da gigante Beyoncé;
- “Short n’ Sweet”, da ex-Disney Sabrina Carpenter;
- “Brat”, da britânica Charlie XCX;
- “Djesse Vol. 4”, de Jacob Collier
- “Hit Me Hard and Soft”, da Billie Eilish;
- “The Rise and Fall of a Midwest Princess”, a estreia de Chappell Roan;
- “The Tortured Poets Department”, da veterana Taylor Swift.