Hoje (02) está acontecendo a 67ª edição do Grammy Awards, a premiação mais importante do mercado fonográfico, que prestigia profissionais e obras de diversas áreas da música. A cerimônia acontece diretamente da Crypto.com Arena, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e está sendo apresentada novamente pelo comediante Trevor Noah.
Além da tradicional consagração do melhor da música da temporada, a edição de 2025 tem teor beneficente, em decorrência dos incêndios florestais que devastam áreas de Los Angeles, com arrecadações milionárias destinadas aos profissionais da música afetados pelas queimadas, iniciadas pelo MusiCares, braço filantrópico da premiação. No Brasil, está sendo transmitida ao vivo através do canal de TV por assinatura TNT e pelo streaming Max, desde às 22h, no horário de Brasília.
Kendrick recebe o prêmio
O rapper e compositor americano, Kendrick Lamar, ganhou por sua faixa “Not Like Us” a categoria “Gravação do Ano”. A música faz parte de ataques diretos ao cantor Drake, com acusações que vão desde agressão até pedofilia. Além dessa, o rapper foi premiado em outras três categorias com a mesma canção.
Momento do discurso de Kendrick Lamar (Reprodução/X/@genius)
Gravação do Ano
O prêmio de Gravação do Ano é concedido a um single ou a uma faixa de um álbum. Os vencedores dessa categoria incluem o artista, o produtor, o engenheiro de gravação e/ou o engenheiro de mixagem da música. Vale destacar que, neste caso, “gravação” se refere à versão gravada de uma canção, e não à sua composição ou ao álbum no qual ela está incluída.
Vídeo clipe da música ganhadora em “Gravação do Ano” (Reprodução/Youtube/Kendrick Lamar)
Quem concorria junto da cantor/cantora eram:
- The Beatles – “Now and Then”
- Beyoncé -“Texas Hold ’Em”
- Billie Eilish – “Birds of a Feather”
- Chappell Roan – “Good Luck, Babe!”
- Charli XCX – “360”
- Kendrick Lamar – “Not Like Us” (vencedor)
- Sabrina Carpenter – “Espresso”
- Taylor Swift Featuring Post Malone – “Fortnight”