A 25ª edição do Grammy Latino, que está acontecendo nesta quinta-feira (14), em Miami, Estados Unidos, contou com muitas novidades durante sua cerimônia prévia. A cantora sertaneja Simone Mendes realizou sua primeira apresentação no evento, com o seu grande sucesso “Erro Gostoso”.
Agora na carreira solo, a musa sertaneja estava concorrendo na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, com o seu projeto “Cintilante” (2023). No entanto, a grande vencedora da categoria foi a jovem de 20 anos, Ana Castela, com seu álbum de estreia “Boiadeira Internacional” (2023).
Não é a primeira vez que Simone concorre a essa categoria. Em 2017, ela concorreu quando ainda se apresentava em dupla com a sua irmã, Simaria. Elas disputaram com o álbum “Simone e Simaria — Live” (2016). Na ocasião, o cantor Daniel foi o ganhador do prêmio com o seu álbum intitulado “Daniel”(2016).
A delegação brasileira alcançou o maior número de integrantes do país em uma edição da cerimônia. Ao total são 400 pessoas, entre cantores e produtores de música.
Antigos vencedores
A categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja” surgiu no Grammy Latino em 2000 e durou até 2003. Depois de um intervalo de seis anos, a categoria voltou a ser introduzida a premiação em 2009.
Entre seus vencedores temos nomes famosos como, Marília Mendonça, Bruno e Marrone, Chitãozinho e Xororó, Paula Fernandes e Sérgio Reis. Sendo Sérgio o maior vencedor da categoria com quatro troféus.
O prêmio de 2023 foi um caso em especial, pois, o álbum vencedor foi o primeiro álbum póstumo de Marília Mendonça, “Decretos Reais” (2023).
Apresentações principais
Na principal e mais chamativa etapa da premiação, que acontece a noite, teremos dois brasileiros no palco. Anitta e Tiago Iorc são os artistas nacionais que irão representar a música brasileira. Anitta deve se apresentar com a música “Mil Veces”, já Tiago se apresentará com a canção “Antes que o Mundo Acabe”.
Já nas atrações internacionais temos nomes como, Jon Bon Jovi, Ángela Aguilar, Quevedo, Álvaro Díaz, Residente, Myke Towers e Trueno.