Grammy Latino 2025: Liniker lidera brasileiros com sete indicações

A Academia Latina da Gravação anunciou nesta quarta-feira (17) os indicados ao 26º Grammy Latino, que será realizado em 13 de novembro, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Entre os nomes brasileiros, chama atenção o desempenho de Liniker, que aparece com sete indicações, seguido de artistas como Marina Sena, Djonga, Milton Nascimento e […]

17 set, 2025
Foto destaque: Liniker lidera indicações entre brasileiros no Grammy Latino 2025 (Reprodução: Instagram/@linikeroficial)
Foto destaque: Liniker lidera indicações entre brasileiros no Grammy Latino 2025 (Reprodução: Instagram/@linikeroficial)
Artista trans brasileira na praia

A Academia Latina da Gravação anunciou nesta quarta-feira (17) os indicados ao 26º Grammy Latino, que será realizado em 13 de novembro, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Entre os nomes brasileiros, chama atenção o desempenho de Liniker, que aparece com sete indicações, seguido de artistas como Marina Sena, Djonga, Milton Nascimento e Carol Biazin, cada qual concorrendo em categorias que destacam desde álbum pop contemporâneo até música urbana.

Essa lista reflete a diversidade de estilos musicais representados pelo Brasil neste ano, com fortes presenças nas categorias em língua portuguesa, bem como nas gerais do prêmio. A amplitude vai do samba, pagode à música instrumental, passando por jazz latino e música sertaneja, demonstrando o dinamismo da produção musical brasileira e sua projeção internacional.

Destaque de Liniker e a pluralidade de indicações brasileiras

Liniker lidera com sete indicações, concorrendo a categorias como Gravação do Ano (“Ao Teu Lado”), Álbum do Ano (“Caju”), Canção do Ano (“Veludo Marrom”), Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa. Essa visibilidade reafirma seu protagonismo na música brasileira recente, tanto pela qualidade artística quanto pela capacidade de dialogar com diferentes públicos. É significativo também ver artistas emergentes e de nichos menos comerciais dividindo espaço com nomes já consagrados.


Grammy Latino 2025: Liniker lidera brasileiros com sete indicações

Liniker para a edição de setembro da revista Glamour (Foto: reprodução/Instagram/@linikeroficial)


Além de Liniker, Juliane Gamboa e Sued Nunes aparecem como indicadas à categoria de Melhor Artista Revelação, mostrando que talentos novos seguem conquistando reconhecimento internacional. E nomes como Marina Sena, Carol Biazin e Julia Mestre disputam o pop contemporâneo em língua portuguesa, evidenciando uma geração preocupada com identidade musical, sonoridade autoral e inovação.

A diversidade de gêneros: do samba ao jazz latino

Uma característica marcante da lista brasileira no Grammy Latino 2025 é a variedade de gêneros contemplados. Há indicações de samba/pagode, como Alcione, Marcelo D2, Mart’nália e Zeca Pagodinho; de música popular brasileira/afro brasileira; música sertaneja; música de raízes; e também jazz latino, com o álbum Live In NYC do Hamilton De Holanda Trio. Essas escolhas sinalizam que a Academia valoriza tanto produções mais ligadas à tradição quanto propostas contemporâneas e experimentais.


Grammy Latino 2025: Liniker lidera brasileiros com sete indicações

Liniker cantando no Coala Festival (Foto: reprodução/Instagram/@linikeroficial)


Também se destaca a participação em categorias gerais, onde cantar em português nem sempre é comum: Gravação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano têm concorrentes brasileiros, o que indica não só inclusão, mas também que o trabalho desses artistas ultrapassou fronteiras culturais.

O fato de tantos artistas brasileiros estarem indicados põe sobre eles uma lupa maior: expectativas de performance, performances ao vivo, repercussão internacional e, claro, possibilidade de vitórias. As indicações funcionam também como uma vitrine que pode abrir mais portas fora do Brasil, tanto para shows quanto parcerias musicais.

Por outro lado, a competição é forte, com candidatos de várias partes da América Latina disputando categorias similares. Isso exige que cada indicado esteja preparado para defender seu trabalho, em termos de produção, divulgação e presença artística global. Já no Brasil, essas indicações tendem a reforçar carreiras, colaborar com reconhecimento interno e impactar fortemente em premiações e mídia nacional.

Mais notícias