A música “august”, da cantora norte-americana Taylor Swift, foi lançada em 2020 e voltou ao ranking mundial do Spotify. No último dia 29, a faixa recebeu mais de 1 milhão de streams na plataforma e ocupou a posição 192°.
O retorno de uma das músicas do álbum “folklore” ao ranking do Spotify tem um motivo: o mês de agosto. Todos os anos, no dia 1 de agosto, a música viraliza nas redes sociais e nas paradas de música ao redor do mundo.
Esse fenômeno criado pelos swifties, como são chamados os fãs da cantora, foi nomeado de “August Day”. Neste dia, os fãs escutam a faixa que, por coincidência, é a oitava música das 16 presentes no “folklore”.
História de “august”
O álbum “folklore” foi criado e lançado durante a pandemia, no dia 24 de julho de 2020. No álbum, Taylor Swift criou três personagens que vivem um triângulo amoroso adolescente: Betty, James e uma amante, que Taylor chamou de Augustine.
A música “august” é uma das faixas que retrata a história dos três. A canção pode ser interpretada como o início da traição e conta a versão de Augustine ao se envolver com o James.
O álbum tem outras faixas que complementam a história fictícia do triângulo amoroso. “betty” conta a versão de James ao descobrir que a namorada sabia da traição e “cardigan” é a parte de Betty aceitando as desculpas de James.
The Eras
“August” é uma das mais de 40 músicas que Taylor Swift canta durante a The Eras Tour. A faixa está presente no ato chamado de “Folkmore”, que une canções dos álbuns “folklore” e “evermore”, ambos lançados na época do isolamento social.
O ato conta com as seguintes faixas: cardigan, betty, champagne problems (evermore), august, illicit affairs, my tears ricochet, marjorie (evermore) e willow (evermore).
Neste ano, durante o 100° show da turnê,Taylor anunciou que os últimos shows serão no final do ano. “Esta é a primeira vez que eu reconheço para mim mesma e admito que essa turnê vai terminar em dezembro“, disse a cantora ao público presente em Liverpool.
Uma das maiores turnês mundiais, a The Eras Tour já passou por diversos países, incluindo o Brasil. A cantora realizou seis apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo, todas com ingressos esgotados.