13 pessoas são presas na Grécia após incêndio causado por fogos de artifício

Mari Aldemira Por Mari Aldemira
3 min de leitura
Foto destaque: 13 pessoas são presas na Grécia após incêndio florestal causado por fogos de artifício (Reprodução/Getty Images Embed/Shirlyn Loo)

Na última sexta-feira (21), 13 pessoas foram presas na ilha de Hydra na Grécia. Todas elas foram acusadas de causar um incêndio florestal após o lançamento de fogos de artifício. Os fogos foram lançados de um iate onde as pessoas se reuniam e teria causado um grande incêndio na floresta mais próxima do local onde os acusados estavam.

O prefeito de Hydra expressou a sua indignação com o acontecimento e prometeu mover uma ação legal contra os responsáveis. Ele também disse que as autoridades devem construir mais estradas que atravessam as florestas e zonas anti-incêndio. Os bombeiros da ilha afirmam que o incêndio acabou queimando a única floresta de pinheiros do local, em uma parte de difícil acesso que não possui estrada. O socorro só pôde ser feito com o auxílio de uma embarcação marítima.


Ilha de Hydra na Grécia (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Elisabeth Beard)


Outros casos semelhantes

A Grécia já vem passando por uma série de incêndios florestais desde a última semana, que até mesmo ocasionaram em uma morte. No sábado (22), outro incêndio foi registrado, dessa vez na ilha de Andros, o que levou à evacuação de quatro vilarejos na região. Também foi necessária a mobilização de aviões e helicópteros para atenuar e acabar com as chamas. No ano passado, uma série de incêndios causaram a morte de 20 pessoas durante a onda de calor que durou cerca de duas semanas. Segundo a BBC, essas queimadas fizeram com que 79 pessoas fossem levadas à prisão só em 2023 devido ao envolvimento com tais crimes ambientais.

Penas mais severas

Devido aos problemas com acidentes e desastres do tipo na Grécia, o país europeu decidiu endurecer as penas para incêndio criminoso. Os culpados podem levar até 20 anos de prisão e serem condenados a pagar uma multa de €200 mil (cerca de R$1,1 milhão). 

Verão cada vez mais rigoroso

O país vem se preparando para o verão que pode ser o mais forte dos últimos anos. As autoridades alertam sobre ventos fortes e altas temperaturas, que trazem um risco alto de incêndios florestais. Na última semana, os termômetros chegaram a marcar mais de 44ºC em algumas regiões da Grécia durante essa forte onda de calor.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile