A polícia de Los Angeles já prendeu 29 pessoas durante os incêndios florestais. A informação foi confirmada neste domingo (12) pelo xerife Robert Luna, do Condado de Los Angeles.
Entre as causas das prisões estão: invasões, violação do toque de recolher e porte de armas e drogas.
As autoridades pedem o apoio da população para que não se desloquem para as áreas afetadas. A previsão é que os incêndios continuem nesta próxima semana.
As prisões
Segundo o xerife, em Paralisades, uma pessoa foi presa por violar o toque de recolher. Em Eaton foram seis prisões em uma noite: três por violação do toque de recolher e outras três com outras acusações como porte de arma de fogo e drogas.
Em Eaton foram seis prisões em uma noite. De acordo com o xerife, 25 pessoas foram presas em Eaton e 4 pessoas em Paralisades, todas em áreas de incêndio.
Robert Luna também revelou que alguns criminosos estavam se aproveitando da tragédia para cometer crimes. Segundo ele, alguns homens foram presos por estarem se passando por bombeiros a fim de entrar nas casas afetadas pelos incêndios. O xerife disse que o homem estava vestido como bombeiro mas não fazia parte da equipe.
Ele estava vestido como bombeiro, e não era. Ele tinha acabado de ser pego arrombando uma casa”, disse o xerife
Luna também falou que as autoridades descobriram que as pessoas encontradas, e presas, nessas áreas de incêndio que não moram nestes lugares afetados e fez um apelo a população: “Se você não pertence a essas áreas afetadas, não vá lá. Você está sujeito a prisão”.
O maior desastre natural da história de Los Angeles
No último domingo (12), o número de mortos pelos incêndios subiu para 16. O xerife também informou que há relatos de 16 pessoas desaparecidas. No sábado (13), o incêndio já havia tomado pelo menos 9,1 mil hectares em Paralisades e as autoridades precisaram emitir novas ordens de deslocamento.
Os incêndios que tem acontecido em Los Angeles são o desastre natural mais devastador da história da cidade. Los Angeles não vive uma tragédia como essa desde o terremoto de Northridge, em 1994, em que 57 pessoas morreram.
Os bombeiros seguem tentando controlar as chamas mas a previsão é que os incêndios continuem pela próxima semana.