INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

90% dos municípios gaúchos foram afetados pelas grandes enchentes 

Estimativa feita pela Defesa Civil acredita que dos 497 municípios do estado, 461 sofreram gravemente com os transtornos

90% dos municípios gaúchos foram afetados pelas grandes enchentes
Foto Destaque: 90% dos municípios gaúchos foram afetados pelas grandes enchentes (reprodução/RBS TV)

A sensível situação que assola o Rio Grande do Sul ainda está longe de ter um fim definitivo, além do frio e das chuvas que seguem intermitentes por todo o estado gaúcho, as destruições causadas pelas enchentes são incontáveis. De acordo com a Defesa Civil, 90% dos municípios do estado foram comprometidos e mais de 600 mil pessoas estão desabrigadas. 

Parâmetro geral

Cerca de 2,2 milhões de pessoas já foram afetadas direta ou indiretamente pela consequência das fortes chuvas que tomam conta do estado gaúcho. As enchentes fizeram com que 397 cidades solicitassem o estado de calamidade pública e apesar da averiguação do governo reduzir o número para 46, ainda existem 320 em cenário de emergência. Mais de 600 mil pessoas ficaram sem suas casas em meio a tragédia.

O número de pessoas desabrigadas consegue ser maior do que a população de uma capital como Florianópolis, por exemplo. Mesmo que a água já tenha mudado para um nível considerado em algumas cidades, ainda se torna muito difícil para alguns moradores voltarem devido às condições deixadas pelo barro e lama além da obstrução de passagens. Em Lajeado, no Vale Taquari, já houve casos de pessoas que conseguiram chegar em suas respectivas casas para início da limpeza. Porto Alegre também, em parte, teve parte da água recuada e a verdadeira situação nas ruas começou a aparecer. 


90% dos municípios gaúchos foram afetados pelas grandes enchentes 
Estragos em cidade gaúcha (Foto: reprodução/ Jornal Nacional/ TV Globo)

“ Os freezers viraram de cabeça pra baixo, toda a mercadoria estragou. Agora, tem que ter forças para recomeçar. ”, disse empresário Jair Lamm, dono de uma padaria aberta há 25 anos, para o Jornal Nacional.  

Cidades como Santa Rita chegaram a ser 60% afetadas. A Zona Sul de Porto Alegre ainda segue tomada pela água, mantendo o alerta à população. O nível da Lagoa dos Patos ainda subiu aproximadamente 30 centímetros em 48 horas, atingindo 2,75 metros na manhã desta quinta-feira (16), segundo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O prejuízo da destruição nos município chega a uma quantia estimada de R$ 5 bilhões, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

Previsões

As notícias do tempo destinadas a região sul do país ainda não são das melhores, o Rio Grande do Sul ainda registrará frio e chuvas nesta sexta-feira que pode ou não decorrer durante o fim de semana. Em previsões do MetSul Meteorologia, ganhou destaque o acúmulo de chuvas para os setores norte e nordeste do estado entre ontem e hoje, onde estas podem chegar dos 50 até 100 milímetros em várias cidades, com especificidade na região serrana. Ainda, a instabilidade do solo serrano induz uma importante preocupação acerca da possibilidade de deslizamentos de de terra em consequência da condição sensível do solo.

Para o resto do estado, espera-se que o tempo continue firme, com chuvas moderadas na metade norte da região.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...