Ao decolar em Milão, aeronave da Latam bate a cauda e retorna

Lourdes Carvalho Por Lourdes Carvalho
2 min de leitura
Foto destaque: Aeronave Latam em processo de velocidade para decolar (Reprodução/instgram/@latambrasil)

Nesta terça-feira (09), um avião da Latam, cuja rota era Milão – Guarulhos SP, teve um incidente conhecido como “tail strike”. A cauda sofreu um impacto no processo de decolagem, ocasionando a interrupção do voo.

O voo LA-8073, operado pelo Boeing 777-300ER de matrícula PT-MUG, decolou no final da pista do Aeroporto Malpensa, batendo a cauda no chão.

O retorno não foi imediato


De acordo com informações do site de monitoramento de voos, FlightAware, o avião teria decolado às 8:07 h (horário de Brasília) e voltado ao aeroporto de Malpensa, às 9:37 h . Nesse intervalo, o Boeing 777 teria feito voos em círculo para gastar o combustível e aterrissar mais leve.


Boeing 777 em um de seus voos rotineiros, numa aterrissagem em Londres (Foto: reprodução/Nicolas Economou/NurPhoto/Getty Images Embed)


O pouso foi feito na pista 35R , uma vez que a pista 35L, onde a aeronave tinha decolado, ainda se encontrava interditada para limpeza e inspeção de segurança.


A Latam informou que o desembarque ocorreu em segurança. “Toda a assistência necessária está sendo oferecida aos passageiros, que serão realocados em voos próprios e de outras companhias”, completou a empresa.

As causas ainda são especulações


Existem especulações de que a decolagem tardia teria acontecido por uma suposta falta de potência nos motores, que não geraram empuxo necessário para sair da pista de decolagem naquela condição.


Relatos da mídia italiana apontam que havia destroços na pista. Circula, também, uma foto da decolagem, mostrando muita poeira no ar. Tudo isso reforça a hipótese de que o avião saiu do chão no final da pista.

Após a aterrissagem, o jato foi acompanhado pelos caminhões dos bombeiros até o portão.  o Aeroporto de Milão ficou parcialmente fechado, ocasionando um atraso de cerca de 1 hora nos voos seguintes.

A Latam ainda disse, em nota, que lamenta os transtornos causados aos passageiros e reforçou que tudo foi feito para garantir a segurança de todos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile