Apesar de melhora na saúde e na renda, o Brasil fica estagnado na educação no IDH

O Brasil vem obtendo progressos, no Índice de desenvolvimento humano. Tendo em vista os resultados ocorridos nos últimos anos. Apesar disso, devido à situação atual da educação, que no momento se encontra estagnada, o país não está conseguindo subir no ranking atual do IDH. Geralmente se leva em consideração a expectativa de escolaridade que visa […]

06 maio, 2025
Foto Destaque: Lula e o Camila Santana na cerimônia de reconhecimento das escolas do 10° ano de IDEB no Palácio do Planalto no doa dia 4 de setembro de 2024 (reprodução/ Ton Molina/Getty Images Embed)
Foto Destaque: Lula e o Camila Santana na cerimônia de reconhecimento das escolas do 10° ano de IDEB no Palácio do Planalto no doa dia 4 de setembro de 2024 (reprodução/ Ton Molina/Getty Images Embed)
Homens em foto no evento falando

O Brasil vem obtendo progressos, no Índice de desenvolvimento humano. Tendo em vista os resultados ocorridos nos últimos anos. Apesar disso, devido à situação atual da educação, que no momento se encontra estagnada, o país não está conseguindo subir no ranking atual do IDH. Geralmente se leva em consideração a expectativa de escolaridade que visa considerar a estimativa média de anos de estudo, considerando ainda a escolaridade media da população, correspondendo ao ano de estudo geralmente.

Escolaridade da população

Durante o primeiro ano do governo Lula, a escolaridade dos brasileiros, de maneira geral, ficaram na média de 8,43 anos. Conforme especialistas informaram, o Brasil não tem avançado na educação. O relatório que indica esses números, não traz a explicação do porquê, o país não melhora nesse quesito. Há uma variação entre as nações latino-americanas quando se trata de educação, México e Colômbia, estão respectivamente nas posições 84° e 81° na lista do IDH. Tendo escolaridade média de 9 a 14 anos.


Alunos chegando em escola localizada em São Paulo em 2021 (Foto: reprodução/Patricia Monteiro/Getty Images Embed)


Estudos

Alguns países, como Argentina e Chile, estão com desempenhos próximos ao da Islândia, que se encontra em primeiro lugar na listagem do ranking mundial. A média de alunos que frequentam a escola no Chile são de 14,3 anos, e já na Argentina são 11,2 anos, na Islândia, o número é de 13,91,tendo em vista os números relacionados as expectativas quanto a escolaridade, o país chileno se encontra com 16,9 na média, e nas terras Argentinas com 18,9, os islandeses, tem em média 18,85 anos.

Renda

O Brasil vem melhorando, bastante no quesito da renda, com a renda-per capita de US$ 17.594 em 2022 para US$ de 18.011, no ano seguinte, como, por exemplo, estava 16.609 no ano de 2020. Com o aumento ocorrido do valor de benefícios sociais como Bolsa Família, tendo melhora no mercado de trabalho com um número menor da taxa de desemprego.

O Brasil obteve melhora nas áreas de Saúde e de renda.

Mais notícias