Após falas de Trump, as negociações do cessar-fogo entre Israel e Hamas atrasam

Segundo a agência Reuters, as novas conversas relacionadas ao cessar-fogo teriam sido adiadas

3 min de leitura
Funeral de líder do Hamas
Foto destaque: Soldados caminhando em funeral de importante líder do Hamas (Reprodução/ Eyad BABA/Getty Images Embed)

Nesta segunda-feira(10), a agência Reuters informou que as autoridades do Egito falaram a respeito de um adiamento nas negociações relacionadas ao cessar-fogo, entre Israel e a Palestina. Conforme informado pelos egípcios, um dos motivos que levaram ao atraso das conversas entre os países teria sido uma declaração do presidente Donald Trump, sobre retirar os palestinos do território onde vivem. O governante disse em entrevista a Fox News os planos para assumir a Faixa de Gaza.

Negociações

Donald Trump, o atual presidente da terra do Tio Sam, começou recentemente a defender a retirada dos palestinos da Faixa de Gaza, alegando a proteção dos habitantes do local, pertencente a Palestina, segundo ele os moradores da localidade em questão, teriam melhores condições de vida, se fossem enviados para outros países. As autoridades do grupo Hamas, condenaram as falas, e disseram que o cessar-fogo perdeu a validade após o que fora dito pelo empresário.

Adiamento

Após, falas do então presidente dos EUA, os mediadores envolvidos nas negociações, resolveram adiar as tentativas de resolver esse conflito que ocorre já ha mais de anos, eles estão na espera de uma decisão do país presidido por Trump, para saber se o local irá continuar envolvido nas tentativas de conversas para tentar, resolver essa guerra. O Hamas já havia dito que iria atrasar a libertação dos reféns, alegando que o país, liderado por Benjamin Netanyahu, teria violado termos do cessar-fogo.


Donald Trump e Benjamin Netanyahu no dia 4 de fevereiro de 2025 (foto: reprodução/Avi Ohayon/Getty Images Embed)


Etapas

Após estarem em Guerra por mais de 1 ano, com os conflitos se iniciando em 2023, em janeiro deste ano o Hamas e Israel iniciaram um acordo para o cessar-fogo, funcionando da seguinte forma:

1° Fase

Prevendo o fim dos ataques, a libertação de reféns que estão sendo mantidos pelo grupo terrorista do Hamas, e a saída das tropas de Israel da faixa de Gaza.

2° Fase

  • Os reféns mantidos, tanto por Israel quanto por Gaza serão soltos nesse segundo momento.

3° Fase

  • Neste terceiro momento, será feita a reconstrução de Gaza, trazendo ainda a definição de quem ira assumir o território em questão.

Ainda não se sabe quando ira ocorrer novas conversas a respeito dessa negociação.

Sair da versão mobile