Após fim de semana preocupante Papa Francisco tem uma boa noite de sono

A saúde do pontífice é monitorada de perto pela equipe médica e seu estado ainda é crítico

3 min de leitura
Após fim de semana preocupante Papa Francisco tem uma boa noite de sono
Papa Francisco (Foto: reprodução/Lauren De Cicca/Getty Images Embed)

O Vaticano, na manhã desta segunda-feira (24), atualizou o boletim médico do Papa Francisco, informando que o Santo Padre teve uma boa noite de sono e está descansando. No entanto, sua condição de saúde, ainda, é crítica e precisa de monitoração constante por parte da equipe médica do hospital Gemelli, em Roma, onde está internado a quase 10 dias para tratar de uma pneumonia bilateral. 

No último domingo (23), o pontífice foi diagnosticado com insuficiência renal leve, além de apresentar “crise respiratória prolongada”, semelhante a asma, precisando de aplicação de oxigênio de alto fluxo. Vale ressaltar que no dia anterior passou por uma transfusão de sangue devido a baixa contagem de plaquetas apontada em exames.

Um próximo boletim médico com atualizações sobre a saúde do líder da Igreja Católica está previsto para esta tarde.

Saúde frágil 

O Papa Francisco, 88, possui saúde frágil desde quando era jovem, devido a uma pleurisia, inflamação da membrana que reveste os pulmões e, por isso, precisou ter parte do seu pulmão removido. Nos últimos dois anos, o pontífice tem sofrido com problemas de saúde constantes. 

Desta vez, de acordo com fontes oficiais, contraiu pneumonia dupla causada por dois ou mais microrganismos. Esse tipo de inflamação causada pela infecção ocorre nas duas áreas pulmonares, podendo dificultar ainda mais a respiração. Além de causar fadiga, dor no peito e tosse. 

A pneumonia bilateral pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus. No caso do Papa Francisco, foi desencadeada por bronquite, uma inflamação das vias aéreas superiores. 

Orações pelo mundo

Ao redor do mundo, pedidos de orações e preces têm sido feitos pela pronta recuperação do Papa Francisco. Em especial em Roma e nas áreas onde Sua Santidade tem maior influência. São missas especiais, vigílias e até campanhas de orações intercedendo pela saúde do pontífice. 

No último sábado (22), um grupo de padres e freiras se reuniram em frente ao hospital onde o papa está internado, rezando por sua saúde e recuperação. Além de membros da Igreja Católica e fieis, o Papa Francisco recebe apoio e orações de políticos e demais religiosos. 


Papa Francisco (Foto: reprodução/Vatican Pool/Getty Images Embed)


O Papa Francisco assumiu seu ministério em 13 de março de 2013 e, mesmo com a saúde fragilizada, descartou a possibilidade de renunciar de seu papado.

Sair da versão mobile