INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Após incidente, Lei Joca tramita em caráter de urgência na Câmara

A Lei Joca irá normatizar as viagens aéreas de animais de estimação após o cachorro Joca ser extraviado em uma viagem de avião, ocasionando sua morte

Lei será criada com o nome do cachorro Joca
Foto Destaque: Joca (Reprodução/instagran/@jocagoldenr)

O tutor do golden retriever, Joca, esteve em reunião, nesta terça-feira (30), com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A ideia da criação da Lei foi abordada por parlamentares com o objetivo de regulamentar o transporte de animais em viagens aéreas. Dessa forma, incidentes como o de Joca poderão ser evitados.

Joca, o cachorro de João Fantazzini, embarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Mato Grosso, cidade de Sinop. No entanto, o Golden retriever foi colocado em um avião que iria para Fortaleza. As duas horas e meia de viagem transformaram-se em oito. O cachorro veio a óbito.

A Lei Joca

Após a reunião, o deputado federal Fred Costa (PRD) fez esclarecimentos sobre o Projeto de Lei 13/22, a “Lei Joca”.

“Fizemos juntos um parecer sobre o projeto de lei que regulamenta o transporte de animais nas cabines, respeitando a qualidade de vida dos animais nas caixas. Dependendo do peso e espaço, dois assentos terão que ser adquiridos para que a gente possa transportar o animal ao lado do tutor”.

Fred Costa

Fred Costa ainda disse que nas viagens em que o tutor e o animal não possam viajar juntos, as companhias aéreas deverão fornecer um microchip para monitorar o pet.

Joca chamou a atenção de todo o Brasil

Ao chegar em Fortaleza, o pet foi filmado e ainda estava vivo, dentro da caixa de transporte, exposto ao sol. As imagens colocadas na rede mostraram um homem tentando interagir com Joca. Aquela cena chocou não só o tutor, mas todos que amam os animais.


João Fantazzini e Joca (Foto: reprodução/Instagram/@jocagoldenr/@jfantazzini)


Fantazinni comoveu o país ao expressar todo seu amor pelo pet nas redes. Associações de cuidadores de animais organizaram manifestações, exigindo justiça.

“Eu acho que o Joca me fez mudar em muita coisa, e toda essa mobilização também está me fazendo mudar. Eu sinto carinho de todos que emitem isso para mim. Então, eu só tenho a agradecer a cada um que se mobilizou, usou um pouco do seu tempo para poder abraçar essa causa comigo. Eu sinto que o Joca é filho de todo mundo e não é só meu”.

João Fantazzini

Joca foi entregue morto a seu tutor na segunda-feira (22) da última semana, por funcionários da companhia aérea. A GOL, em nota, lamentou o ocorrido e disse que estaria apoiando o tutor. Afirmou ainda que a companhia estaria conduzindo com prioridade a apuração dos detalhes do ocorrido.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...