A casa de shows Crocus City Hall, localizada em Krasnogorsk, cidade próxima a Moscou, foi alvo de tiros e explosões durante um evento em que a banda de Rock Picnic seria a atração seguinte.
Noite de terror
Uma pessoa sobrevivente à tragédia disse que os homens já entraram atirando e, na sequência, jogaram um coquetel molotov. O incêndio foi inevitável. Com o impacto das chamas e dos disparos, a estrutura do teto do local ficou comprometida, podendo desabar a qualquer momento. Crocus City Hall é um espaço que reúne shopping, restaurantes e casa de shows. 50 equipes de ambulâncias prestaram socorros às vítimas e três helicópteros jogaram água no local.
Pior atentado da Rússia em 20 anos, contabiliza até o momento, 40 mortos e 100 feridos, inclusive crianças. De acordo com investigação do Ministério Público, foi um ato terrorista. O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, se solidarizou com as vítimas do atentado: “Uma terrível tragédia ocorreu hoje no Crocus City”. “Sinto muito pelos entes queridos das vítimas.”
Há cerca de dois anos, a Ucrânia foi invadida pela Rússia, desencadeando uma guerra. O assessor da presidência ucraniana, Mykhailo Podolyak, no entanto, nega o envolvimento do país nos atos de terrorismo em Krasnogorsk.
A Rússia teria sido avisada
De acordo com as agências de notícia Russa, a embaixada dos EUA no país teria avisado, no início desse mês, que extremistas estariam arquitetando um ataque no local. Medidas de segurança já foram tomadas para evitar novos ataques. A prefeitura reforçou a segurança nos aeroportos, além de cancelar todos os eventos desse final de semana.
O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, informou que o presidente Vladimir Putin está sendo informado sobre o que está acontecendo no local.