Nesta sexta-feira (15), o ator conhecido pelo seu papel em “Round 6”, original da Netflix, Oh Yeong-su foi condenado a oito meses de prisão por má conduta sexual. Segundo o jornal The New York Times, o ator de 79 anos deve passar dois anos em liberdade condicional e realizar um programa de 40 horas sobre violência sexual.
Reabertura do caso
A condenação foi pelo Tribunal Distrital de Seongnam, localizada a 20 quilômetros de Seul, capital da Coreia do Sul. De acordo com o site de notícias Yonhap, o caso ocorreu em 2017 quando o ator abraçou e beijou o roste de uma mulher à força durante a passagem de uma turnê na Coreia do Sul.
A vítima teria feito a denúncia em dezembro de 2021, mas em abril de 2022 o caso foi encerrado sem acusação ao ator. Poucos meses depois, o Ministério Público de Suwon reabriu o caso que resultou na condenação de Yeong. Desde o início, ator nega todas as acusações.
O ator na estreia de “Round 6” em Los Angeles, Califórnia em 2022 (Foto: reprodução/ VALERIE MACON/ Getty Images Embed)
Defesa questiona provas da vítima
Para Yeong a situação seria um mal-entendido, que teria apenas segurado as mãos da mulher para acompanhá-la em um passei em volta de um lago, o ator pediu desculpas para a mulher que o acusou, mas disse que não significa que admite culpa.
O advogado de defesa do ator deu uma entrevista ao jornal Korea JoongAng Daily questionando as provas apresentadas. “As provas são insuficientes, exceto pelo depoimento da vítima e as evidências que vieram dele. É questionável se seria possível para o acusado realizar esses atos com base no local, a situação e o horário”. Já a juíza do caso, Jeong Yeon-ju, disse a AFP, que os documentos apresentados pela vítima são consistentes e as declarações contém bastante detalhes que só podem ser descritas por alguém que realmente chegou a vivenciá-las.
Oh Yeong-su, ficou conhecido mundialmente por interpretar Oh II-nam na série “Round 6” que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante em 2022.