Autoridades relatam que gripe aviária foi contida na cidade gaúcha de Montenegro
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, relatou recentemente para a imprensa que o foco da gripe aviária em Montenegro (RS) já foi controlado e que a doença não se espalhou para outros recintos ao redor da granja. A declaração foi feita nesta quarta-feira (4), a resposta veio após um período de receios de […]
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, relatou recentemente para a imprensa que o foco da gripe aviária em Montenegro (RS) já foi controlado e que a doença não se espalhou para outros recintos ao redor da granja. A declaração foi feita nesta quarta-feira (4), a resposta veio após um período de receios de que a gripe aviária pudesse se alastrar na região.
Entenda o caso
O ocorrido aconteceu três semanas após o primeiro caso ser noticiado em uma granja comercial da região. Foi no ano de 2023 que a gripe aviaria atingiu o território brasileiro, porém até o mês de maio deste ano apenas tinha atingido aves de criação doméstica e aves selvagens, atingindo a avicultura comercial apenas recentemente.
Depois da notificação do caso de gripo aviaria em Montenegro, apareceram três casos com suspeita da doença em Ipumirim (SC), Aguiarnópolis (TO) e Anta Gorda (RS). Os casos ainda não foram confirmados pelas autoridades e seguem em investigação.
Exportações prejudicadas
Países que importavam a carne de frango do Brasil, chegaram até mesmo barrar a compra com origem brasileira, com uma recente retomada nas negociações e volta da compra da carne brasileira. A China, que é a principal compradora da carne de frango no Brasil, suspendeu sua importação, juntamente com outros países que fazem parte da União Europeia.
Já o caso de outros países como, Emirados Árabes Unidos e Japão apenas suspenderam a importação de frango vindo da apenas da cidade gaúcha de Montenegro, continuando em comprando de lugares que não foram afetados pela doença. Os dois países são respectivamente o segundo e o terceiro maior comprador de carne de frango do Brasil.
Oficialmente, o Brasil apenas pode se declarar como livre da gripe aviaria em 18 de junho, correspondendo aos 28 dias que começaram a ser contados ainda em maio. Este período é nomeado como vazio sanitário e corresponde ao ciclo do vírus H5N1.
