Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão deixando mortos e feridos

Vídeos registram o momento da queda da aeronave da Embraer

Por Camila Crespo
2 min de leitura
Acidente aéreo no Cazaquistão (Reprodução/X/@G1)

Na madrugada desta quarta-feira (25), uma aeronave da Azerbaijan Airlines caiu no Cazaquistão, deixando mais de 30 mortos, segundo a Reuters. O avião fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) tinha a Rússia como destino e 67 pessoas a bordo.

Apesar da agência de notícias Reuters ter divulgado mais de 30 mortos, o número ainda não é oficial. A Associated Press acredita também que há cerca de 29 pessoas hospitalizadas.

Segundo a companhia aérea, a aeronave Embraer 190 havia saído do Azerbaijão e tinha destino em Grózni, na Rússia. O piloto do avião precisou realizar um pouso de emergência próximo à cidade de Akatu, no Cazaquistão.

O acidente

Conforme a Reuters, a queda do avião aconteceu após um ataque de drones no sul da Rússia. Na manhã desta quarta-feira, um aeroporto russo foi fechado.

No entanto, o órgão regulador de aviação da Rússia divulgou que o piloto decidiu pousar após colidir com pássaros. “Devido a uma emergência a bordo, o comandante decidiu ir para um aeródromo alternativo”, afirmou o órgão em comunicado.


Vídeos mostram o acidente aéreo no Cazaquistão (Rerpodução/X/@anitablian)


Vídeos mostram o avião pegando fogo antes de atingir o solo e os passageiros saindo da fuselagem, que permaneceu inteira assim que saiu. Os bombeiros controlaram o incêndio e levaram os feridos para o hospital.

Condolências da Embraer e Putin

Em nota, a Embraer disse que estão profundamente tristes e que estão acompanhando de perto toda a situação e apoiando as autoridades. “Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido”, diz em nota.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ligou para o presidente do Azerbaijão para prestar condolências. Além disso, simpatizou com as famílias das vítimas e uma rápida recuperação aos sobreviventes.

As autoridades do Cazaquistão afirmaram que uma comissão foi organizada para investigar o acidente e garantir que as famílias recebam o apoio necessário.

Sair da versão mobile