Bandeira do Brasil é hasteada em Embaixada Argentina na Venezuela

Laura Galdino Por Laura Galdino
2 min de leitura
Foto destaque: Bandeira brasileira é hasteada em Embaixada argentina (Reprodução/X/Diana Mondino)

Nesta quarta-feira (31), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil atendeu ao pedido do governo argentino para defender seus interesses diplomáticos na Venezuela, após a decisão de Nicolás Maduro de expulsar os diplomatas argentinos do país. Depois da tomada de decisão de defender os argentinos, a bandeira brasileira foi erguida na casa do embaixador argentino em Caracas, segundo o Itamaraty.


Crise na Venezuela: Bandeira do Brasil é hasteada na Embaixada da Argentina em Caracas
Bandeira brasileira é hasteada em Embaixada argentina (Vídeo: Reprodução/Youtube/UOL)

Agradecimento de Milei

O gesto brasileiro significa que o Brasil assume a responsabilidade da Embaixada Argentina dentro da Venezuela, bem como outras funções diplomáticas de Buenos Aires em Caracas, conforme dito pelo presidente argentino, Javier Milei. 

Milei também agradeceu o governo brasileiro: “Agradeço imensamente o posicionamento do Brasil em assumir a custódia da Embaixada argentina na Venezuela. E, agradeço também a representação pelos interesses da Argentina, bem como os cidadãos residentes lá”. 

‘Assumir a custódia’

Os detalhes a respeito de como funcionará a cooperação ainda deve ser acertado entre os dois países, mas por ora, o que se sabe é que ao defender os interesses diplomáticos da Argentina, o Brasil deverá assegurar a inviolabilidade de instalações e de arquivos argentinos dentro da Venezuela. 

Isso significa que os funcionários responsáveis pelo setor diplomático brasileiro poderão atuar nas instalações argentinas, como as Embaixadas. Outra ação brasileira deve ser a pesquisa de um novo destino para seis adilados venezuelanos que atualmente se refugiam na Embaixada Argentina, em Caracas. 

Esses asilados são opositores do governo de Maduro e, com a ajuda brasileira, serão transferidos para outras embaixadas de países membros da União Europeia.

Brasil e Argentina

Presidente Lula e o presidente Milei frequentemente se desentendem em pronunciamentos ou comentários, mas a diplomacias entre o governo brasileiro e o argentino mantêm sua relação normal. 

Julio Bitelli é embaixador do Brasil na Argentina e comentou em entrevista a TV Globo que, para o presidente Lula, manter boas relações com o país vizinho é “mais relevante” do que com Javier Milei.

Seguir
Redatora do site In Magazine (Ig);
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile